Rota Romântica: Rothenburg ob der Tauber
Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique
Rothenburg ob der Tauber: uma das cidades mais charmosas da Rota Romântica
Um dos roteiros mais procurados atualmente por nós brasileiros quando visitamos a Alemanha é a encantadora Rota Romântica, que começa em Wurzburgo e termina em Füssen, aos pés dos Alpes. Rothenburg é uma das 28 cidades encantadoras desta rota e que deve estar na sua lista de paradas neste trajeto, sendo uma ótima opção de cidade também para pernoitar.
Muitos leitores nos perguntam se fazer um bate-volta a partir de Munique vale a pena. A resposta é depende. De trem, a viagem dura cerca de 3h30, a distância é cerca de 260 km de Munique. Optando por uma viagem de trem, fique ciente que não há uma conexão direta e eventualmente, devido à obras, há atrasos nos trens. Logo tudo depende da sua vontade e oportunidade para visitá-la. Já de carro, você ganha mais tempo, contudo de ser ainda sim uma viagem longa. Se você deseja fazer um bate-volta a partir de Munique, oferecemos esta opção de carro com todo conforto e motorista licenciado, em um tour privativo e em português 🙂 Consulte-nos através do e-mail [email protected] 😉
Rothenburg ob der Tauber é como se chama em alemão esta cidade de conto de fadas, que significa fortaleza vermelha acima do Tauber – Tauber é o rio que passa na região.
Com menos de 11.000 habitantes, a cidade é toda cercada por uma conservada muralha medieval, que durante esta época servia de proteção para a cidade.
As entradas e saídas da cidade são marcadas por portões medievais que nos remete a uma verdadeira viagem no tempo. Rothenburg é uma das únicas cidades da Rota Romântica que conservou toda esta fortaleza ao seu redor.
É possível caminhar nesta muralha conservada. As escadas são estreitíssimas, assim como a muralha (um corredor). Logo pensamos: como aqueles cavaleiros que vemos em filmes transitavam, corriam e protegiam a cidade neste espaço tão estreito?! O mais impressionante é a vista do alto: ruas com casinhas alinhadas com telhados perfeitos, como se fossem casinhas de boneca.
A primeira vez que visitamos a cidade foi no inverno, em dezembro e fomos contemplados com o mercado de natal considerado mais romântico da Alemanha, que acontece na praça principal, a Marktplatz e ruas nos seus arredores. Realmente é mágico!
Em Rothenburg provamos duas delícias gastronômicas da região: um tradicional pão com linguiça, chamado fränkische Bratwurst, que é com a linguiça típica da região (Francônia, como é chamada) e um doce chamado Schneeball (bola de neve em português).
Há controvérsias sobre este doce. Há aqueles que amam e há também aqueles que odeiam! Nòs compramos em diferentes docerias, pois queríamos ver se havia diferença no sabor. Nós gostamos de provar os sabores locais e tirar as nossas próprias conclusões, principalmente quando a opinião é dividida.
Há bolas recheadas e sem recheio, sabor de chocolate, macadâmia, caramelo, morango, dentre outros. A diferença que notamos de um lugar pro outro é que em alguns lugares o doce tem a massa mais seca, dura e em um único lugar (o que mais gostamos), a massa é mais leve e folheada (na confeitaria Zuckerbäckrei).
No mercado de natal tomamos também o famoso Glühwein e ficamos com a canequinha para nossa coleção. Para isso basta não pegar de volta o dinheiro da caução que você deixa na barraca ao comprar a bebida (Pfand em alemão).
Rothenburg é famosa também por ser natal o ano inteiro: muitas lojas de artigos natalinos, dentre elas a famosa Kathe Wohlfahrt, além do Museu do Natal (Deutsches Weihnachtsmuseum). Tudo é um encanto, cada detalhe incrível de decoração natalina! É uma ótima cidade para as crianças!
O passeio na cidade pode ser feito todo feito a pé. Ela possui diversas torres que facilitam a sua orientação.
Para dar um charme medieval no seu passeio, há também carruagens que circulam pelo centro histórico.
Deixo a dica dos hotéis que recomendamos na cidade, com base na nossa experiência e no feedback de amigos e clientes que também se hospedaram na cidade 😉 Uma dica importante: se você deseja visitar a cidade em agosto (alto verão) e no final de novembro/dezembro (período do mercado de natal), reserve com antecedência, pois os hotéis de esgotam rapidamente 😉
Mais sobre a Rota Romântica aqui no blog 😉
Rota Romântica na Alemanha: dicas
Rota Romântica: Landsberg am Lech
Würzburg: dicas da primeira cidade da rota romântica sentido Alpes
Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica
Castelo Neuschwanstein: como visitar e todas as dicas para um dia de encanto
Rota Romântica: Augsburgo, uma das cidades mais antigas da Alemanha
Fontes deste post:
Portal oficial da cidade Rothenburg ob der Tauber & material cedido pelo centro de informações turísticas da cidade
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
11/05/2018
Olá Ruy,
Há diversos estacionamentos na cidade bem próximos ao centro histórico.
Coloca no google “Parking Rothenburg ob der Tauber” para você ter uma ideia dos que tem e a proximidade para o seu hotel 😉
Nathalia
07/08/2017
Olá, parabéns pelo site, as dicas são ótimas!
Gostaria de saber se essa bebida chamada Glühwein tem o ano inteiro para vender ou só na época de natal? Onde posso encontrá-la?
E vale a pena visitar o museu do natal ou só visitar a loja já vale o passeio?
Obrigada!
Destino Munique
03/09/2017
Olá Nathalia,
O Glühwein é geralmente vendido apenas no inverno, não sei te indicar onde tomar fora desta época.
O museu do Natal é lindo, mas se você não tiver muito tempo na cidade, não indico a visita, a loja por si é um encanto! 🙂
Maria Bigarelli
28/07/2017
Olá. Por favor, vc se lembra da loja onde comprou o Schneelball mais fofinho, parecendo de massa folhada?
Destino Munique
27/10/2017
Na Zuckerbäckrei 😉
Anali Orico
15/02/2016
OI, estou planejando passar o ano novo em Munique e com certeza passar uma noite nesta linda cidade. Você sabe me informar se os mercados de Natal ficam até o Ano Novo, ou terminam no Natal. Será que entre os dias 28/12 e 03/01, eu ainda acho algum mercado?
Destino Munique
16/02/2016
Olá Anali,
Obrigada pela visita. Infelizmente os mercados de natal se encerram no dia 24/12. 🙁
Erika
23/10/2015
Olá! Qual a melhor forma de chegar a Rothemburgo partindo de Munique? Existe alguma outra cidade próxima que valha a pena conhecer para programar um fim de semana?
PS: você tem os melhores artigos sobre viagem na Alemanha 🙂
Destino Munique
24/10/2015
Olá Erika,
Muito obrigada pela visita e pelo feedback tão legal 🙂
Tendo dias disponíveis na sua viagem, sugiro dormir uma noite em Rothemburg, para não ficar tão cansativa a volta para Munique, já que a viagem é um pouco longa. Você não vai se arrepender, é linda demais e vale uma noite 🙂
Ruy
04/05/2018
Boa noite! Muito legal o blog. Parabéns!
Saberia dizer se há estacionamento fácil em Rothemburgo para deixar o carro uma noite? Imagino que não seja possível estacionar dentro das muralhas. Seria então melhor ir de trem/ônibus?
Obrigado!