Nuremberg: do medieval ao contemporâneo
Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique
Rica em beleza e história, incluir Nuremberg em seu roteiro é uma ótima pedida
A charmosa Nuremberg (Nürnberg, em alemão) é uma ótima opção de cidade a ser incluída no seu roteiro pela região sul da Alemanha.
Para quem estiver em Munique, com um pouco mais de tempo, é uma ótima opção para um bate-volta 😉 A viagem de trem rápido (ICE) dura 1 hora e de carro, dura pouco menos de 2 horas (cerca de 170 km de distância).
Quer fazer um bate-volta de trem para Nuremberg a partir de Munique? Reserve aqui antecipadamente este passeio através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
A cidade com o ar medieval tem o seu centro histórico cercado por uma muralha e diversas ruas ainda de paralelepípedos, além de fachadas de construções antigas com pinturas da história local.
Nuremberg é cortada por um rio, o Pegnitz, que o divide em duas partes: São Sebaldo (Altstadt St. Sebald) e São Lorenço (Altstadt St. Lorenz). As pontes, que ligam as duas partes do centro histórico ao longo do percurso, são lindas e no percurso do rio tem algumas residências da cidade, parecem verdadeiras paisagens pintadas em quadro.
Assim como Munique, Nuremberg é fruto hoje de reconstrução pós guerra mundial. A cidade era sede do partido nazista e ficou famosa pelo julgamento pós guerra dos criminosos nazistas (Julgamento de Nuremberg).
Há diariamente, de hora em hora, trens partindo de Munique para Nuremberg, que fica a fica a 170 km daqui. A viagem dura de 2,5 a 3 horas de trens regionais (RB) e apenas 1 hora de trem de alta velocidade (ICE). Para maiores informações sobre os horários e valores dos trens, acesse o site da empresa Deutsche Bahn.
A estação central de trens fica bem próxima a entrada principal do antigo centro histórico, onde fica o portal Königstor. Todo o passeio pode ser feito a pé e para isso, usem sapatos confortáveis e sem salto, pois além dos paralelepípedos há algumas subidinhas também.
Mas o que há de interessante e de bonito a se visitar? Vamos às dicas! 🙂
Centrinho de lojas
Entrando no antigo centro histórico, você estará rodeado de lojas, desde conhecidas, até lojinhas locais, incluindo de vestuário, artesanato e antiquários até os deliciosos e originais Lebkuchen, o biscoito de gengibre (tipo o nosso pão de mel) bem conhecido na Alemanha, principalmente na época do Natal. Não deixe de provar, os da loja Lebkuchen Schmidt são deliciosos!
Hauptmarkt e a Schöner Brunnen
É o local onde acontence, desde 1349, o tradicional mercado a céu aberto de alimentos frescos, plantas, especiarias locais, artesanato, dentre outros produtos, onde lá são comercializados.
É nesta praça que todos os anos acontece também o tradiconal mercado de Natal de Nuremberg, o Christkindlesmarkt, onde a cidade fica especialmente linda e iluminada. É uma ótima oportunidade para se provar as comidas típicas natalinas e beber o bom vinho quente chamado Glühwein nas charmosas canequinhas de cerâmica para se aquecer do frio.
Ainda por lá está a Schöner Brunnen (bela fonte), de 17,30 m de altura e com 40 personagens da história, dentre eles heróis, filósofos, reis, profetas e figuras bíblicas. A fonte é uma réplica da original, cujos fragmentos encontram-se no Museu Nacional Germâmico, também em Nuremberg. Na grade que cerca a fonte está o famoso anel dos desejos (Wunschring em alemão), onde há uma tradição de girá-lo três vezes para alcançar um pedido.
Igrejas: São Lorenzo, São Sebaldo e Frauenkirche
Estas igrejas têm os estilo de construção bem parecidos, de pedra, de pé direito alto e pouca iluminação e são frutos de reconstrução, pois foram destruídas nos bombardeios na segunda guerra mundial.
A igreja de São Lorenzo é logo a primeira próxima às ruas de compras, com as suas torres pontiagudas e altas. Nela há uma foto que me chamou bastante atenção: a igreja após o fim da guerra. Esta foto fica protegida em uma caixa de vidro, onde já destroços da igreja desta época. Bem ao lado, no chão, há um pequeno cercado com areia, também proveniente da destruição da igreja e velas, onde as pessoas rezam e prestam as suas homenagens às vítimas da guerra. Ela está aberta diariamente das 9h às 17h, exceto aos domingos, que o horário de visita é de 13 h às 16h.
Seguindo para o lado de São Sebaldo, chegando na praça Hauptmarkt, está a igreja Frauenkirche, construída entre 1350-58, famosa pelo seu relógio central, chamado Männleinlaufen, que diariamente ao meio dia toca e os bonequinhos se movem, simbolizando uma homenagem ao imperador Carlos IV, que encomendou a construção da igreja. É o momento onde todos param na praça e a atenção está voltada ao espetáculo, para fotografar ou apenas assistir. A igreja está aberta para visitação em horários diferentes: segundas e quintas, das 8 h às 18h, terças e sextas, das 9h às 18h, quartas das 8h às 19h, sábado das 8h30 às 18h30 e domingos das 12h30 às 19h.
Ainda em São Sebaldo, encontramos a igreja que leva o seu nome, construída a partir de 1230 em diversas etapas. Nela está o túmulo de São Sebaldo, que foi restaurado após e segunda guerra. Há uma interessante exposição de fotos da igreja no pós guerra e relatos sobre as mesmas.
A igreja recebe visitações diariamente das 9h30 às 18 h de abril a dezembro e de 9h30 às 16h de janeiro a março.
A entrada nas igrejas é gratuita, porém eles pedem, caso desejem, uma doação de 2 euros para visitá-las. Não há ninguém cobrando e sim na entrada das igrejas, uma mensagem com um local para você deixar a sua contribuição.
Burg – o castelo Imperial de Nuremberg e Dürerhaus – a residência do pintor Albrecht Dürer
Em São Sebaldo está o castelo imperial de Nuremberg, o Kaiserburg Nürnberg, que fica no ponto mais alto da cidade (as subidinhas que falei!), de onde se tem uma linda vista! Lá você vai fazer uma verdadeira viagem ao tempo, se sentir em uma cena de filme medieval, em meio de torres de pedras, canhões, fortaleza e masmorras. Bem legal!
Confira este aqui no blog um post sobre a visita ao Castelo Imperial de Nuremberg 🙂
Ele fica aberto das 10h às 16h, de março a outubro e das 9h às 18h entre abril e setembro, custando 7 euros o ticket para visitar o museu e sua torre, de onde se tem uma vista linda de toda Nuremberg.
Próximo ao castelo está a casa de Albrecht Dürer, um pintor renascentista que nasceu na cidade e a igreja de São Sebaldo.
Museu Nacional Alemão
No centro histórico de São Lorenço está o Museu Nacional Alemão (Germanisches Nationalmuseum), fundado em 1852. Nele você vai encontrar um acervo de mais de 1 milhão de objetos retratando a história da cultura alemã. A entrada custa 5 euros e fica aberto de terça à domingo, das 10h às 18h (às quartas fica aberto até às 21h). Bem interessante para quem se interessa pela história daqui 🙂
Antigas ruas e vielas da cidade
Andar expontaneamente e se perder pelas ruas de Nuremberg é também a melhor pedida. Admire a beleza de sua arquitetura em estilo único: construções, fontes e pontes reunidos em um centro histórico 😉
Prove em Nuremberg
Há muitas opções para refeição na cidade, mas provem as especiarias locais! Assim como em Munique, há diversos Biergartens. A Nürnberger Rostbratwurst, são salsichas grelhadas acompanhadas com chucrute (Sauerkraut), uma pedida para quem não quer arriscar no paladar, ou podem ser degustadas no pão, encontradas por todos os cantos da cidade. Mas se você já prefere ousar, há o Schäuferla, que é o ombro do porco assado, que geralmente acompanha Knödel (uma massa de batata).
Se você é fã de cervejas, prove também as locais 😉
Um doce típico da cidade é o Nürnberger Lebkuchen, que é uma espécie de biscoito de gengibre, que comparamos ao nosso pão de mel, bem típico no Natal.
Espero que vocês curtam as dicas e tenham um ótimo passeio na cidade!
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Nuremberg: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian