Bate-volta ao Zugspitze: o ponto mais alto da Alemanha
Última atualização em 2 de fevereiro de 2023 by Destino Munique
O Zugspitze é o pico mais alto da Alemanha, com 2.960 m de altura, localizado nas região dos alpes bávaros, no distrito de Garmisch-Partenkirchen (GaPa), bem próximo da divisa com a Áustria e a menos de 2 horas de Munique.
Do alto da montanha, você tem uma vista magnífica dos alpes de mais três países: Áustria, Suíça e Itália, sendo que lá de cima você atravessa para os alpes austríacos, da cidade de Tirol. Ou seja, em um único passeio, você estará em dois diferentes países 🙂
Vamos as dicas de como visitar o Zugspitze na Alemanha 😉
Quando visitar o Zugspitze na Alemanha
O Zugspitze é uma atração para se visitar durante o ano inteiro, em todas as estações.
A alta temporada de visita é o inverno, quando o cenário é de muita neve e praticantes de esportes de inverno. É a época mais fria e que as pistas de esqui estão abertas .Um cenário incrível e lindo também de vivenciar mesmo não tendo como objetivo esquiar.
Leia também: Dicas para esquiar em Garmisch-Partenkirchen: Hausberg e Zugspizte
Por ser o único lugar na Alemanha onde há neve durante o ano inteiro, mesmo fora do inverno, é um local que atrai muitos visitantes durante o ano todo.
Quando se fala em neve o ano inteiro, vale lembrar que, a temporada de esportes de inverno acontece apenas durante esta estação, pois a neve encontrada no alto da montanha nas estações quentes não é suficiente para esquiar, e muitas vezes é gelo.
Uma dica muito importante! Como no alto da montanha sempre tem neve e venta, mesmo visitando o local no verão ou em um dia quente de sol, leve um agasalho (e vá preferencialmente de calça comprida). O sol “engana” e a diferença de temperatura do alto da montanha para a cidade é bem grande. Consulte sempre as condições climáticas pela internet no dia programado para este passeio!
Como chegar ao Zugspitze a partir de Munique
O Zugspitze pode ser incluído no seu roteiro durante uma viagem pela Rota Romântica, pela Rota dos Alpes, por Munique e até mesmo pela Áustria (fica a 90 km de Innsbruck).
Para chegar até lá a partir de Munique você pode ir de carro (pela Auto-Bahn A95), ônibus (empresa Flixbus) ou de trem regional (empresa Deustche Bahn).
Optando em ir de carro, use como destino final o Lago Eibsee (cerca de 1h40 de viagem), onde há um estacionamento e ponto de embarque para o teleférico ou trem de cremalheira para o topo da montanha.
Optando em ir de trem regional, o ponto de partida é a estação central de Munique e até a cidade Garmisch-Partenkirchen a viagem dura cerca de 1h25 de viagem. Chegando lá, você irá desembarcar e ainda precisará tomar outro trem, para te levar até às montanhas.
Compre antecipadamente e garanta o seu passe para visitar o Zugspitze através da GetYourGuide, colaborando com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
Optando em ir de ônibus, o ponto de partida é a ZOB München (terminal rodoviário perto da estação de trem Hackerbrücke) e até Garmisch-Partenkirchen a viagem dura cerca de 1h20. Você deverá também ir até a esta outra estação de trem de acesso às montanhas para dar continuidade ao passeio.
Tanto no terminal de ônibus quanto na estação de trem em Garmisch-Partenkirchen há indicações para você seguir até esta próxima estação e seguir viagem neste próximo trem, chamado Zahnradbahn, um trem de cremalheira que sobe as montanhas.
Como é o passeio ao Zugspizte na Alemanha
Chegando em Garmisch-Partenkirchen, você deverá optar na estação de trem de acesso às montanhas (ou no terminal do teleférico no Lago Eibsee, se você estiver de carro) qual complexo de montanhas deseja visitar, pois há diferentes opções de passeios. Para visitar o Zugspitze, você deve comprar o circuito Zugspitze.
Neste momento de compra do passe para as montanhas, você deverá informar que deseja visitar o Zugspitze. Você receberá um cartão magnético que libera o uso dos teleféricos e do trem de cremalheira. Neste mesmo local há mapas com descritivo das atrações gratuito, inclusive em português. 😉
O preço do Circuito Zugspitze deste passe varia com a temporada que você estará visitando (temporada verão ou temporada inverno).
Uma super dica: se você estiver visitando o local durante o inverno e não for esquiar, avise no momento da compra que você não vai esquiar (non-skier). O valor é mais barato.
Este pequeno trem tem paradas em pequenos vilarejos pelo caminho até o destino final (Zugspitze). O percurso total até o topo leva pouco mais de 1 hora. Se você não tem medo de altura, a dica é, ao invés de seguir direto ao Zugspitze de trem, descer na estação chamada Eibsee, onde tem um belíssimo lago que leva este nome, que é uma linda atração tanto no verão, quanto no inverno (quando está congelado).
Nesta mesma região ficam diversos hotéis, restaurantes e estacionamento.
Após uma visita nos arredores do Lago Eibsee, suba a montanha de teleférico (cable car) na estação Eibsee-Seilbahn, que é uma parte do passeio incrível, de onde passamos da altitude de 1.000 metros para 2.500 metros.
Para quem vai de carro a partir de Munique, há uma bilheteria para compra do passe para a montanha direto no Eibsee, em uma fila separada da fila de embarque ao teleférico. Há também estacionamento no local.
Atenção especial para este passeio na época das férias escolares na Europa (agosto): é geralmente muito cheio, o ideal é chegar cedo, e talvez ao invés de subir a montanha de teleférico, fazer o inverso, subir de trem até o final e descer para o Eibsee de teleférico.
O Zugspitze dispõe de uma estrutura excelente com restaurantes, Biergarten (o mais alto da Alemanha!), banheiros, lojas de souvenirs e diversos pontos de observação para muitas lindas fotos! Tudo muito bem sinalizado, com informações inclusive em inglês.
Outras informações para você planejar o seu passeio ao Zugspitze na Alemanha
-
Para maiores informações sobre este destino, visite a página oficial do Zugspitze, na qual tem o descritivo do passeio e os preços atualizados de acordo com a temporada.
-
Para consultar os horários dos trens partindo de Munique até Garmisch-Partenkirchen (ou de cidades próximas), visite o site da empresa responsável chamada DB – Deutsche Bahn.
- Para consultar os horários dos ônibus partindo de Munique até até Garmisch-Partenkirchen visite o site da empresa responsável chamada Flixbus.
A montanha Zugspitze na Alemanha faz parte da belíssima Rota dos Alpes. Não deixe de ler aqui no blog dicas desta rota e outras cidades que fazem parte dela 😉
⇒ Ettal e a Abadia mais bonita da Rota dos Alpes
⇒ Mittenwald: a cidade dos violinos
⇒ Oberammmergau: a cidade da paixão de Cristo
⇒ Passeio de barco no lago Königssee
⇒ Ninho da Águia: o antigo refúgio de Hitler nos Alpes
⇒ Lago Chiemsee e o Palácio Herrenchiemsee
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Garmisch-Partenkirchen: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
05/05/2024
Olá Michele,
Se vocês estão acostumados a dirigir na neve não vejo como um problema dirigir na região dos alpes.
Já fora desta região é tranquilo pois o inverno tem sido cada vez com menos neve por aqui em Munique e região, por exemplo.
Luciana
18/02/2024
Olá, estou indo com minha família para Munique em Março. Marido e dois filhos.
Vou conhecer Zugspitze e o Castelo Neuschwanstein. Você acha melhor fazer em dias diferentes ou dá para aproveitar os dois no mesmo dia?
Melhor ir de trem ou carro?
Destino Munique
05/05/2024
Olá Luciana,
Com certeza reserve um dia para cada uma destas atrações 😉
Claudia
18/02/2024
Ola! Estarei em Munique em agosto deste ano. Gostaria de fazer o passeio a Zugspitze porem nao consigo encontrar uma tour que aceite apenas uma pessoa. Como devo fazer?
Destino Munique
05/05/2024
Olá Claudia,
Você diz um tour privativo que te leve ao local? Ou o ticket para acesso ao Zugspitze?
Michele
17/04/2024
Olá, vamos em janeiro e gostaria de saber se é seguro alugar carro e dirigirmos pelas estradas uma vez que está frio e provavelmente nevando. Obrigada !