Suíça: dicas de Zurique a partir de Munique
Última atualização em 1 de fevereiro de 2017 by Destino Munique
Hoje o destino é Zurique
A Suiça é linda e tem cidades incríveis! Cidades, chocolates (Lindt!), queijos maravilhosos (hmmm fondue, raclette!), construções belíssimas… Zurique pra mim é uma destas lindas cidades! O único porém é… uma cidade bem cara (acho que a mais cara das que visitei aqui na Europa). Mas tem como economizar! Para isso a minha dica vai em como chegar em Zurique a partir de Munique.
Há uns posts atrás escrevi sobre como viajar mais barato na Alemanha e para cidades próximas: de ônibus. Há algumas empresas que fazem, diariamente e em diversos horários, Munique-Zurique – a Mein Fernbus é uma delas. Foi aí que economizei muito na minha viagem, pois fiz ida e volta por 15 euros (normalmente custa 30 euros, mas consegui uma promoção na época no Groupon daqui que barateou ainda mais). Leia aqui no blog as dicas para comprar passagem pela Mein Fernbus.
Depois de 4 horas de viagem chegamos a Zurique. O percurso é bem bonito, passa por cidadezinhas (quase que vilarejos) bem lindinhos, além da travessia do Lago Constança (Bodensee) em uma enorme balsa (ferry boat). Você pode desembarcar do ônibus e fotografar. É lindo! Como fomos no inverno, estava bem frio (ventava muito) e minhas fotos não ficaram boas.
Fiquei hospedada no hotel Senator, há 7 estações de Tram (bonde elétrico) da estação central (Hauptbahnhof). O hotel era aconchegante e o preço ótimo (mas nada de luxo). O atendimento também era ótimo e ainda tinham funcionários que falavam português.
Nos locomovemos na cidade praticamente a pé. A região central de Zurique é uma pequena, e depois de ter uma visão geral de onde são as coisas, facilmente você passeia a pé. Ficamos na cidade 3 dias, mas em 2 dias conhecemos tudo que havíamos planejado. Compramos o day ticket para o transporte público integrado (bem parecido com Munique, dividido em zonas, sem catracas e bem organizado), zona 110 (que atendia todos os pontos turísticos que queríamos visitar) e de bonde elétrico, demos uma volta por toda a sua região central (assim nos localizamos). Este ticket custa 8,60 CHF (cerca de 7,15 EUR). Você adquiri o ticket em máquinas de auto atendimento ou com um atendente.
O que vi de interessante e belo nesta cidade: além da organização e construções históricas lindas, a sua geografia realmente torna o cenário perfeito. A cidade é cortada pelo rio Limmat, que desagua no lindo lago de Zurique e é toda cercada pelos Alpes. Explicável, não é?! 🙂
Para você se orientar na cidade, tenha um mapinha (que você consegue no seu hotel), onde há a marcação dos pontos turísticos ou então baixe um aplicativo bem legal no celular – Zurich City Guide. Você irá notar que pela cidade tem muitos pontos de Wifi livre. Um mapinha do sistema de transporte também ajuda bastante 🙂
O que não deixar de ver na cidade:
1 – Ruas do antigo centro histórico (Altstadt)
É uma mistura de antigo com cara de novo, devido a sua conservação, vielas e ruas estreitinhas (Gasse em alemão), lojas, cafés charmosos, bares, restaurantes e muitas bandeiras da Suiça nas construções. Uma delícia para você percorrer de dia ou de noite, na beira do rio Limmat. As construções à noite recebem uma iluminação especial, que deixa a cidade ainda mais linda.
2 – Igrejas
No Altstadt você passará pelas igrejas Grossmünster (Grande Igreja), que é um dos cartões postais da cidade, a San Peterkirche (igreja de São Pedro) e a Frauenmünster (Igreja da Mulher). As torres destas igrejas se tornam bons pontos de referência para você também se localizar na cidade.
3 – Lindenhof
Sabe aquela foto que você vê de todo mundo em Zurique lá do alto e o cenário de fundo a cidade e o rio Limmat?! Do alto do Lindenhof que você tira 🙂 Este parque no passado foi um ponto de estratégia da cidade, era uma fortaleza romana e por isso você notará resquícios do estilo medieval por lá.
4 – Caminhar na rua Bahnhofstrasse
É uma das ruas principais da cidade, cortada pela linha do bonde elétrico, aonde você verá os famosos grandes bancos suíços, lojas (lojas de relógios suíços!) e prédios com uma arquitetura fantástica. Ela passa pela praça Paradeplatz, que é uma das mais famosas do país, onde fica a sede dos maiores bancos suíços: o Credit Suisse e UBS. Não deixe de dar uma caminhada por lá.
5 – Confiserie Sprüngli
É a doceria (chocolateria) mais antiga da Suíça (desde de 1836). São chocolates, trufas, macaronis, tortas… além de um chocolate quente dos deuses! Confiram neste link os endereços e horários de funcionamento.
6 – Comer fondue de queijo suíço
Minha vontade era jantar todos os dias fondue, pois o queijo é simplesmente divino! Há diversos restaurantes na cidade que oferece fondue de queijo no menu. Jantamos no Fribourger Fonduestübli, maravilhoso (rua Rotwandstr. 38).
Última dica e a melhor de todas: passando por Zurique, não deixem de fazer um tour guiado privativo e em português com a melhor guia da cidade, Juliana Guimarães, autora do blog Eu ando pelo Mundo.
É isso pessoal, espero que curtam as dicas 🙂
Procurando hospedagem em Zurique? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
21/02/2019
Em fevereiro, no inverno 😉
Rafael
24/03/2018
Parabéns pelas dicas, gostei muito.
Destino Munique
26/03/2018
Obrigada, Rafael 🙂
Rogerio Ratis
23/11/2017
oi
Fernando
21/02/2019
Qual época vc foi?