Cervejarias e bares badalados em Bruxelas
Última atualização em 30 de novembro de 2016 by Destino Munique
Cervejarias em Bruxelas: Destinos hoje é tour etílico na Bélgica
Para completar a série de posts da viagem que fiz à Bélgica neste ano, hoje trago pra vocês algumas dicas de cervejarias bem legais que fui em Bruxelas [e que nem preciso falar o quanto gostei]
A Bélgica oferece uma variedade incrível de cervejas. Passeando pelo centro histórico de Bruxelas, você vai passar por diversas lojas onde são vendidas apenas cervejas, de todos os tipos, marcas e gostos. Diferente daqui da Alemanha, a lei da pureza da cerveja (que preza uma quantidade padrão dos ingredientes básicos da cerveja) é esquecida quando o assunto é inovar o sabor da cerveja. Na Bélgica eles usam e abusam de outros componentes, como frutas e outras bebidas alcoólicas. E o resultado é você querer provar sempre uma diferente e, para apreciadores de cerveja, dedicar parte de sua viagem a degustar estas delícias nos bares espalhados por toda a cidade.
A minha grande busca por lá em lojas foi a famosa DeuS, por grande indicação de um amigo. Em quase todas lojas especializadas em cerveja vendiam, a grande diferença foi o preço, que variava de 19,90 euros até 59,90 euros. A DeuS é considerada uma das melhores cervejas do mundo, cuja fabricação leva cerca de 1 ano. Ela sofre a primeira e segunda fermentação na Bélgica e depois é levada para França, onde em vinícolas é nela adicionado o fermento para vinho, descansando em barris de madeira por meses. No processo final, o pescoço da garrafa é congelado e pela pressão exercida, retira-se este fermento adicionado, estando assim pronta para ser consumida. Por isso a cerveja aparenta um espumante. Por causa de todo este processo, a DeuS é fabricada em quantidade limitada anualmente. Antes de ser consumida, o ideal é deixá-la 8 horas gelando (isso tudo li no rótulo da cerveja, vem um papelzinho contando sobre a fabricação e como consumi-la).
DeuS a parte, provei várias outras bem gostosas e mais baratas, que assim como aqui na Alemanha, podem ser compradas em supermercados por precinhos bem camaradas (muitas menos de 1,50 euros). Mas degustar nos incríveis bares belgas é também uma experiência legal. As que curti: Kawak, Leffe e Trapistes Rochefort, além da DeuS 😉
Duas outras observações sobre as cervejas são: o seu teor alcoólico é bem elevado (a maioria acima de 8 %) e os diferentes formatos de copos, nos quais as cervejas são servidas. Para cada tipo, um copo. Bacana é você também perguntar aos garçom sobre, quando simpáticos, contam com maior prazer (isso deixo pra vocês descobrirem por lá!)
Meu top 4 das cervejarias que fui e gostei (na ordem) Lembrando que nas cervejarias, as comidas servidas são petiscos, como salames, queijos, mix de castanhas e pãezinhos.
1 – Poechenellekelder
Fui visitar um dos mais famosos cartões postais de Bruxelas, o Manneken-Pis e avistei esta maravilha de lugar! O ambiente é bem legal, o atendimento top e oferece mais 80 tipos de cervejas, incluindo praticamente todas as grandes marcas belgas. Além de cervejas, há outras bebidas na casa.
Com clima tranquilo e fora do roteiro de quem vai a Bruxelas procurando agito, esse bar tem uma decoração bastante pitoresca e um cardápio bastante variado (a especialidade da casa, obviamente, são as cervejas nacionais). Indicado por um amigo de um amigo que mora em Bruxelas, nossa experiência ali foi a melhor possível. Garçons atenciosos e simpáticos, boa comida e bons preços formam uma excelente combinação para a noite. Se você estiver a fim de só beliscar e tomar uma cerveja, o cardápio dispõe de diversas opções, entre elas o clássico pratinho com salame e queijo. Se a fome for um pouco maior, a massa a bolonhesa tem um aroma de manjericão e tomate frescos de tirar qualquer um da dieta! E se você, como eu, é daqueles que não consegue escolher que cerveja pedir quando confrontado com um cardápio com muitas opções, não hesite em pedir ajuda aos garçons, eles são apaixonados por cerveja e não será trabalho nenhum lhe recomendar algo de acordo com o seu gosto. [experiência do nosso casal amigo Felipe & Gi, que estão nas trips conosco]
Endereço: Rua du Chêne, 5
Site neste link
2 – Chez Moeder Lambic (Saint-Gilles)
Esta fica em uma área residencial de Bruxelas, mas com fácil acesso de metrô. É um ótimo lugar para degustar cervejas artesanais e na pressão, frequentado mais por locais. Fomos em uma tarde de domingo, super tranquilo e fomos muito bem atendidos. Interessante é que as cervejas oferecidas ficam escritas em um quadro negro na parede. Neste dia bebemos só indicações do dono do bar. Falamos o que apreciávamos para sabor de uma cerveja e ele nos indicava 😉
Site neste link
3 – A La Mort Subite
Localizada também no centro histórico, bem pertinho do Grand Palace, possui um salão amplo e bem bonito, com pessoas de todas as faixas etárias. Atendimento também bom.
Como é bem procurada também por turistas, pela marca da cerveja, o ideal é não chegar altas horas da noite, final de tarde é ideal.
Endereço: Rua Montagne aux Herbes Potagères, 7
Site neste link
4 – Delirium Café
Esta talvez seja a mais famosa em Bruxelas, até mesmo porque esta cerveja é uma das mais famosas na Bélgica. E o Delirum está no Guinessbook, como um dos bares com mais tipos de cerveja do mundo. Além de servir a cerveja da casa, são mais de 2.000 cervejas diferentes, belgas e de outros países.
Tem que ir para conhecer, mas prepare-se: é self service! Você tem que encarar um bar lotado para fazer cada pedido rs. Mas não deixe de ir, nem que seja apenas para ver como é. O lugar é bem grande, tem música e está cheio a qualquer hora do dia (fica aberta até às 4h da manhã).
Endereço: Impasse de la Fidélité, 4A
Site neste link
Procurando hospedagem em Bruxelas? Reserve aqui no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian