Freiburg: a cidade dentro da Floresta Negra
Última atualização em 18 de junho de 2019 by Destino Munique
Cercada pela Floresta Negra, Freiburg (em português Friburgo) é um encanto de cidade, um pouco maior do que imaginávamos. A cidade possui cerca de 220.000 habitantes, com a marca registrada aqui na Alemanha de ser uma das cidades mais ensolaradas, ecologicamente correta e pelo intenso uso das bicicletas por parte de seus moradores, além de ter um universidade bastante renomada. Muitas qualidades!
Com um centrinho histórico super preservado no estilo medieval e apenas para fluxo de pedestres, possui diversos cafés, restaurantes e bares, bem movimentados para um dia de feriado, além de lojas.
Nos hospedamos no hotel Inter City Hotel, ao lado da estação central (Hauptbahnhof). Fizemos tudo a pé na cidade a partir de lá. O hotel é confortável e todo novinho.
Visitamos a praça Münsterplatz com a belíssima Catedral de Freiburg, a Münster, uma construção que se iniciou no ano de 1200, porém estava fechada. Nesta praça há construções bem bonitas e com as fachadas bem preservadas.
Bem próximo fica a praça da Prefeitura (Rathausplatz), a bela Kaufhaus e a igreja de St. Martin.
Algo curioso por todo centro histórico foram pequenos córregos ou pequenas valas com água, chamadas Bächle, que serviam para drenar a cidade antigamente. Minha dica é cuidado para não pisar e tropeçar, ou até mesmo terminar com os pés molhados.
Como toda antiga cidade medieval, Freiburg era cercada por uma muralha para a defesa da cidade antiga, chamada Martinstor. Alguns trechos foram conservados, como o portal Schwabentor, que é belíssimo.
No final do dia, mesmo o tempo não estando bom, visitamos o Schlossberg, que fica numa colina da Floresta Negra dentro da cidade e tem uma vista panorâmica da cidade incrível. Você pode subir a pé ou de elevador (gratuito, que leva a um restaurante). No topo há além do mirante um restaurante com Biergarten bem bacana.
Mas a nossa escolha para o jantar foi em um outro lugar, que não podia deixar de ser visitado: a cervejaria MartinsBraü, a mais antiga e tradicional da cidade, que tinha no seu menu de cervejas a Rauchbier – cerveja defumada. Foi a primeira vez que provei a cerveja, gostei, mas o gosto de bacon era bem forte (ela é defumada no bacon) e o sabor bem diferente da que provei posteriormente em Bamberg (mais suave). O local é um pouquinho concorrido para conseguir uma mesa, mas esperamos uns 15 minutos no máximo e conseguimos uma mesa grande para o grupo. O atendimento também foi bom, valores justos e a comida bem servida.
Para completar o jantar, não podíamos de deixar de provar a tradicional e local torta floresta negra. Boa é pouco!
Ao revisar este post, percebi que temos muito “Martin” em Freiburg: a Fortaleza Martinstor, a cervejaria MartinsBräu e a igreja St. Martin. Quem é Martin? Martin é o Santo Martins de Tours, em português, que foi membro do exército romano, monge, bispo e educador, nascido no ano de 316 em uma província romana chamada Panônia Prima (fonte: Wikipédia)
A nossa passagem por lá foi curtinha e deixou gostinho de quero mais. A nossa parada seguinte foi a cidade de Strasbourg, na França, bem na fronteira com a Alemanha 🙂
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Freiburg: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Destino Munique
12/09/2019
Olá Adalberto,
Sim, este roteiro foi feito de carro. Dentro das cidades foi basicamente tudo a pé, mas o deslocamento entre elas de carro.
Indico a empresa Viagem Alemanha para esta rota com guia + motorista 🙂
natalia
06/03/2019
Olá,
gostaria de saber qual o custo aproximado com alimentação em Freiburg e como funciona o trasporte publico la.
Obrigada
Destino Munique
06/03/2019
Olá Natalia,
Infelizmente não tenho estas informações. Não usei transporte público lá, fiz tudo a pé.
ADALBERTO FERREIRA
12/09/2019
Olá. Vocês fizeram tudo de carro? Não usaram trem para nenhum deslocamento? Não tenho experiência em dirigir na Alemanha. Poderia informar como fez os traslados entre as cidades? Há empresas que fazem esse caminho por tour? Grato. Adalberto