Montenegro: beleza dos fiordes na região dos Balcãs
Última atualização em 25 de abril de 2019 by Destino Munique
Dicas para um day trip para Montenegro a partir de Dubrovnik/Croácia
Na nossa pesquisa de passeios em Dubrovnik e arredores, veio como resultado uma viagem de um dia (bate-volta) a este país vizinho da Croácia, Montenegro, que poucas pessoas ainda falam sobre, porém oferece diversos atrativos para o turismo. Como as resenhas que lemos eram muito boas, incluímos na nossa viagem.
Montenegro é um país independente da Sérvia desde 2006, um dos 7 integrantes da antiga Iugoslávia. Tem pouco menos de 700.000 habitantes, situado em uma região montanhosa chamada Bálcãs, no sudeste da Europa, fazendo fronteira com a Croácia, Bósnia-Herzegovina, Servia, Kosovo e Albânia.
A região é incrivelmente linda, o mar forma uma enorme baía entre os Bálcãs, a baía de Kotor, formando uma verdadeira região de fiordes. Ao redor da baía há diversas pequenas cidades, a grande maioria com casas de veraneio e hotéis, uma excelente opção para o verão na Europa com preços muito mais em conta.
Vamos às infos práticas do que exploramos por lá neste day trip 🙂
Como chegar a partir da Croácia
Até a nossa primeira parada, a cidade de Herceg Novi, logo após a fronteira, são cerca de 51 km em uma estrada quase que em linha reta, sem maiores dificuldades de se perder ou desviar o caminho.
Como cruzamos uma fronteira, há controle policial. Para os carros que não são de Montenegro cruzarem, é necessário além de mostrar os passaportes (que são carimbados, caso não seja da UE) um documento chamado carta verde. Para carros alugados, esta carta vem junto com os documentos do carro, mas é bom verificar na locadora se está junto aos documentos do carro.
Dica: O ideal para este passeio é sair de manhã cedinho, para evitar muita espera na fronteira, principalmente no verão, que tem um fluxo mais intenso de turistas e excursões.
Compre aqui antecipadamente um passeio bate-volta a partir de Dubrovnik para Montenegro através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
Moeda
A moeda é o Euro e os preços muito mais em conta que na Croácia.
Deslocamento
Como fizemos um day trip e estávamos de carro, não sabemos maiores informações sobre o sistema de transporte por lá, mas na estrada, vimos que parece ser muito normal pegar e dar carona, pois haviam muitas pessoas pedindo (inclusive turistas).
Cidades que visitamos
Esta foi a nossa primeira parada na viagem, para conhecer o seu pequeno centrinho histórico e a região de praia. A baía é um verdadeiro mar, com água cristalina, deu muita vontade de por ali já ficar.
As construções são de pedras, bem conservadas, ruas floridas e preços incríveis. Para vocês terem uma ideia, compramos um ímã de geladeira por 1 euro, no mesmo padrão destes encontrados em outras cidades na Europa, que não custam menos que 4 euros. Por lá tomamos o sorvete mais gostoso da viagem, por 0,80 centavos a bola, em uma gelateria italiana na praça de S. Jerônimo.
Um lugar que vale a visita é o Forte Mare, uma antiga fortaleza da cidade com vista para a baía. A entrada custa 2,50 euros por pessoa.
É uma pequena cidade destino de muitos cruzeiros do mar Adriático. A cidade é linda e é patrimônio da Unesco, uma das mais conhecidas do país.
O seu centro histórico ainda é cercado por uma fortaleza medieval, com um lindo portal de entrada (Sea Gate) e cheia de construções em pedra, como restaurantes, cafés, igrejas e lojinhas.
A grande atração da cidade é o ponto mais alto da sua fortaleza, com a construção iniciada ainda no século VI, no alto da montanha de St. John, cerca de 1 hora de subida e quase 1.500 degraus. A vista vale realmente muito a pena, mas confesso que achei que não conseguiria subir devido ao calor neste dia que visitamos. Subimos em 40 minutos e no caminho haviam pessoas vendendo água (por sorte). O caminho é de pedras, o ideal é fazer de tênis confortável e roupa adequada para caminhadas. Eu não sabia, e subi de sapatilhas e vestido rs que por sorte eram confortáveis, mas vi muitas pessoas de chinelo e sandália, com muita dificuldade para fazer o percurso e escorregando (#ficaadica).
No caminho entre estas duas cidades fizemos algumas paradinhas, para fotografar e curtir o visual, e em uma delas, na direção de duas ilhas-monastérios chamadas São Jorge e Nossa Senhora, na altura da cidade chamada Perasta.
Há ainda uma outra cidade famosa chamada Budva, a uns 30 km de Kotor, mas decidimos não visitá-la para curtirmos também o passeio sem ser dirigindo.
Visite também o site oficial do país. Há muito o que se explorar por lá com tempo, é uma das grandes promessas do verão europeu. Valeu a pena o nosso day trip, mas teria ficado lá dois dias para curtir mais o país.
Leia também aqui no blog mais sobre esta nossa viagem 🙂
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Montenegro: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Destino Munique
27/02/2021
Olá Marcelo,
Infelizmente não tenho indicação de empresas que trabalhem com este serviço.
Desejo uma ótima viagem e que ela aconteça em breve quando tudo isso passar 🙂
Pedro
18/07/2017
Olá, pretendo fazer uma viagem nessa região, passando por mais países ao redor. Vamos fazer todo o trajeto de carro: Alugar o carro em Viena e viajar por Eslovênia, Croácia, Bósnia, Montenegro, Sérvia, Hungria e Eslováquia.
É tranquilo de viajar entre todos esses países de carro alugado?
Abraços
Obrigado
Destino Munique
22/07/2017
Olá Pedro,
É sim, porém você deve informar na locadora os destinos, pois algumas restringem alguns países. 😉
Marcelo Cordeiro
08/02/2021
Olá, pretendemos, minha mulher e eu, percorrer de carrro a Croacia, Bosnia-Hezergovina e Montenegro, numa viagem de cerca de um (01) mês. Nossa intençao é alugar casas de campo, proximas a grandes cidades e localizadas de modo a fazer deslocamentos regionais. Assim, os alugueis durariam uma semana por casa. Existe alguma empresa que faz esses alugueis? Qual o site dessa empresa? Obrigado