5 verdades sobre morar na Alemanha
Última atualização em 27 de novembro de 2019 by Destino Munique
Morar na Alemanha é muito bom, mas pode ser um triste choque de realidade se você vier pra cá com a ilusão que aqui todos os seus problemas vão acabar, que a Alemanha é como o paraíso, que tudo cai do céu e certamente você vai acertar a receita do sucesso com pouco tempo de casa.
Resolvi escrever este post para clarear as ideias (um pouco mais)…. sendo mais específica, pois recebo muitas perguntas pertinentes mas muitas não pertinentes devido ao assunto. Espero que ajude 🙂
1 – Arrumar um bom emprego para o alemão também é difícil
A Alemanha tem uma grande oferta de vagas de trabalho em muitas áreas e ao mesmo tempo carência em outras, como já falamos aqui no blog.
Muitas profissões voltadas à área da educação e saúde não são mais pretendidas pelos alemães devido à má remuneração e condições de trabalho (sim, isso acontece muito aqui também). Estas duas áreas são vitais em uma sociedade e muita gente se engana achando que – opa, vou pra Alemanha trabalhar com isso, mas esquece uma parte crucial antes: aprender muito bem o alemão.
Leia também: trabalhar na Alemanha dicas e primeiros passos
São áreas que exigem um alemão bem falado e escrito, comprovado por certificações da língua. Para funções de auxiliares, dependendo da instituição, a exigência seja até mais leve e alguns cursos no nível técnico do Brasil, não são nem reconhecidos aqui. O ideal é se informar muito antes, e essa dica vale para qualquer mudança.
Voltando às áreas com boas ofertas, como por exemplo tecnologia da informação, engenharias e áreas gerenciais, que são as meninas dos olhos hoje do mercado de trabalho alemão, até entre eles a disputa é acirrada, pois o nível de exigência e qualificação é grande.
Leia também: Como validar o seu diploma na Alemanha
Portanto, demorar a arrumar um bom emprego aqui, ainda mais você sendo estrangeiro, é normal, pois acontece entre eles também. O importante é não desistir e persistir.
Se você vem pra cá legalmente, com passaporte da UE ou direito familiar adquirido, e não se importar em não exercer talvez a sua profissão do Brasil ou até mesmo não trazendo consigo qualificação, certamente com pouco alemão você conseguirá trabalhos que pouco exige a conversação, que é uma porta de entrada para contato com a cultura.
Obs importante: Sobre o tópico vagas e oportunidades de trabalho, salários, etc o ideal é consultar o site do Arbeitsagentur (agência de empregos daqui).
2 – O inverno é longo e pode ser desanimador
De novembro até março considere que você sentirá muito frio, que os dias serão curtos e que o sol não aquecerá. Ao invés de desanimar, cair em depressão por causa do frio como acontece com muitos brasileiros, se ocupe, a vida não para.
Esta dica vai principalmente para quem de começo vem pra cá e não trabalhará fora de casa, estará aprendendo alemão ou cuidando da família. Crie uma rotina ativa, não se isole dentro de casa, faça esportes em grupo, por exemplo e procure focar que nos pontos positivos da vida! O inverno passa, vem as flores da primavera, o calor do verão e as cores do outono.
Leia também: 5 dicas para curtir melhor a sua viagem no inverno
3 – Os alemães preservam a ordem e cuidam do seu país
Ruas limpas, serviços para população que funcionam bem, estações de trem e metrô sem catracas, são alguns bons exemplos do que aqui se chama ordem e respeito.
Os alemães tem um conceito de trabalhar em função do coletivo. E todos os tipos de “jeitinhos” aqui são mal vistos e caem na conta de todos.
Um exemplo bem prático: usar o metrô sem bilhete (por não haver catracas). Pode dar certo por muito tempo para si mesmo, mas a empresa responsável repassa este déficit para quem paga o bilhete, através de reajustes e aumento. Daí muita gente fala: nossa, transporte em Munique é muito caro! É sim, e uma das parcelas, é cobrir a parte de quem não paga.
Leia também: Como funciona o transporte público
4 – Na Alemanha o idioma falado é o alemão
Parece redundante falar isso, mas tantas pessoas perguntam se é preciso falar alemão para morar aqui.
O inglês bem falado é uma ótima porta de entrada, para muitos o suficiente pro resto da vida, mas o idioma é o alemão, o que tornará tudo mais fácil e te integrará na sociedade.
5 – O único caminho de morar na Alemanha é legalmente
Legalmente significa:
- Ser alemão ou
- Ser cidadão da união europeia ou
- Ser norueguês, suíço, islandês, irlandês, britânico ou
- Ter visto de membro de família pertencente a união europeia ou
- Ter visto de trabalho ou
- Ter visto de estudante.
Importante! Não oferecemos consultoria e informações sobre vistos e sobre o tema morar na Alemanha. Sobre este tópico, procure o consulado alemão mais próximo de você no Brasil.
Um canal bem bacana que oferece também consultoria sobre burocracias em geral e dicas para morar na Alemanha é o Backpacking alone.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
19/03/2019
Olá Danielle,
Se o seu visto é para trabalhar em Portugal pouco provável que sirva para Alemanha, depende de qual tipo de visto que você tenha. O ideal é consultar o consulado.
Ismael
29/09/2018
Se o problema do inverno é o frio e os dias curtos então pra mim não há problema. Detesto o calor com todas forças do meu coração e da minha alma. Passou dos 25 graus já estou com nariz sangrando. Então, nesse ponto está ótimo, maravilhoso. O problema é o resto, como sempre…
Aton
14/06/2018
Nada a tirar nem por no texto. Simplesmente perfeita definição de como á a vida na Alemanha. Obrigado por compartilhar.
Danielle
17/10/2018
Olá, quero muito saber se é possível trabalhar estando legalizado em Portugal, mas ainda sem passaporte Europeu, apenas visto de residência. Desde já agradeço.