Innsbruck: bate-volta a partir de Munique
Última atualização em 20 de outubro de 2019 by Destino Munique
Um lugar para ver neve nas montanhas durante o ano todo e relativamente próximo à Munique é na lindíssima Innsbruck, uma cidade na região dos Alpes Austríacos, capital do estado Tirol, a 165 km de Munique. É um destino bastante procurado também para esportes de inverno.
Para quem tem tempo em Munique e não incluiu a Áustria no roteiro, mas gostaria de conhecer a cidade, vale a pena um bate-volta a partir de Munique. Mas tendo a oportunidade de pernoitar por lá…. recomendo, pois fiquei com esta vontade.
Confira os hotéis que os nossos viajantes recomendam no coração de Innsbruck 😉
Hotel Central | Hotel Zach | Hotel Grauer Bär | Hotel Maximilian | Grand Hotel Europa | aDLERS Hotel Innsbruck | The Penz Hotel | Hotel Sailer
Vamos às dicas para este daytrip 😉
Como ir de Munique para Innsbruck?
Você pode ir de carro, trem ou ônibus.
A opção mais barata é de ir ônibus, pela empresa Flixbus, que oferece em diversos horários este trajeto, durando cerca de 2h30 de viagem.
De carro e de trem o tempo de viagem é praticamente o mesmo, cerca de 2 horas.
Reserve antecipadamente um passeio bate-volta para visitar Innsbruck e o Mundo dos Cristais Swarovski a partir de Munique através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
De carro você não pode esquecer de comprar o Vignette, o selo que funciona como pedágio ao entrar nas auto estradas da Áustria. Há diversos estacionamentos pagos na cidade, nossa dica é o Innsbruck Altstadtgarage, que fica bem na praça principal, a Marktplatz (ao lado do rio que corta a cidade).
De trem, as passagens de ida e volta pela Deustche Bahn saem entre 60 a 70 euros por pessoa com horário marcado, tendo a opção de comprar a passagem com horário flexível, porém é mais cara. Se você se programar com antecedência, consegue melhores valores. É uma forma bastante confortável e com uma paisagem linda ao longo do caminho até a cidade.
O que visitar na cidade?
O centro histórico da cidade é bem charmoso e pode ser percorrido todo a pé. Uma delícia é se perder pelas ruelas, mas não deixe de passar pelos principais pontos turísticos da cidade.
O que torna este centrinho ainda mais belo é a todo momento você olhar em direção às montanhas e se dar conta que está cercada por elas! Ainda há um rio que corta a cidade, o rio Inn, onde tem algumas pontes ótimas para lindas fotografias, inclusive tirar aquela foto cartão postal da cidade, com as construções coloridas e os alpes nevados ao fundo. 🙂
Compre antecipadamente o ingresso para visitar o alto de Innsbruck de teleférico através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
Este foi o nosso roteirinho (mapa):
Começamos aproveitando a linda vista da praça Marktplatz em direção aos alpes.
Da praça, atravessamos a ponte Innbrücke e seguimos até a próxima pequena ponte Innsteg, de passagem apenas de ciclistas e pedestres, curtindo uma caminhada a beira do Rio Inn.
Seguimos em direção ao centro histórico por dentro do jardim Hofgarten, que ainda estava bem com jeitinho tímido do inverno.
Saindo do jardim, passamos pelo Palácio Imperial Hofburg, e seguimos por ruelinhas por trás do palácio até a Catedral de St. Jakob, que tem entrada gratuita, porém para fotografar você tem que pagar (não me recordo agora quanto, pois optamos por não fotografar o interior, mas vale a visita).
Chegando no coração do centro histórico, umas das atrações mais fotografadas de Innsbruck é o Telhado de Ouro (Goldenes Dachl), uma sacada com 2.600 telhas banhadas as ouro, que pertencia a realeza. Mas além desta sacada, as construções ao seu redor se destacam, como a fachada da Helbling Haus e a torre Stadtturm, que é possível visitar e ter uma vista panorâmica da cidade após 150 degraus.
Para repor as calorias após a subida à torre, nada mais justo que uma paradinha para um sanduba de bacon na Die Speckeria. O bacon desta região de Tirol é super famoso e delicioso!
Um lugar bastante movimentado é rua Maria-Theresien-Straße, um calçadão de pedestres recheado de lojas, cafés e restaurantes, onde fica a famosa coluna Annasäule.
De lá seguimos para o lindo portal Triumphpforte (Arco do Triunfo), que infelizmente nossas fotos não ficaram boas.
Finalizando o nosso daytrip, nós fizemos uma parada na cervejaria Theresienbräu e degustamos pratos à moda tirolense, bem parecidos com a culinária bávara. Gostamos bastante e preços bem honestos. Minha pedida foi um Käsespatzle com queijo tirolense (meu, Rodrigo e da minha irmã hehehe) e meu cunhado um mix de carnes suínas com Knödel e salada de repolho.
Opções de restaurantes e cafés no centro de Innsbruck não faltam 😉
Para quem quiser esticar a estadia na cidade, vale a pena conhecer o complexo de montanhas onde ficam as estações de esqui ou visitar até mesmo o Mundo dos Cristais Swarovski. Tem um post bem legal no blog Viva Viena sobre a visita ao Mundo dos Cristais Swarovski 😉
Garanta antecipadamente a entrada para o mágico Mundo do Cristal Swarovski através da GetYourGuide e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉
Confira também aqui no blog o nosso roteiro em outras cidades da Áustria 🙂
Hallstatt: dicas de um lugar para inspirar!
Salzburgo no verão: 5 dicas imperdíveis!
Lago Gosau: um paraíso na Austria.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Innsbruck: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
03/09/2023
Oá Charles,
😉
É uma boa caminhada da estação de trem até o centro histórico, você pode pegar um táxi saindo da estação.
Domingo os restaurantes ficam abertos sim, só não sei te dizer se lojas ficam.
Uma boa viagem!
Fatima
13/06/2023
Oi,
Parabéns pelo blog.
Uma dúvida sobre feriado. Vou estar em Munique em novembro e a data que eu tenho para ir para Innsbruck é dia 2 de novembro. No feriado fecha tudo lá. Não sei se comemoram esse feriado. Obrigada
Destino Munique
25/07/2023
Olá Fatima,
Muito obrigada! 🙂
O feriado aqui na Europa é 1 de novembro, no dia 2 tudo funciona normalmente 😉
Euza
02/11/2019
Em qual mês do ano que vc foi a Innsbruck?
Destino Munique
03/11/2019
Olá!
Este post está com fotos do final de fevereiro, mas já fui em abril e agosto também 😉
Fernanda Tozzi
19/10/2018
Olá, boa tarde! Saindo de Munique para Innsbruck é possível ir de trem usando o Bayer Ticket?
Destino Munique
22/10/2018
Olá Fernanda,
Não, você tem que comprar uma passagem Munique-Innsbruck que não é um Bayern Ticket 😉
Grasieli
13/01/2018
Olá! Adorei teu post. O que você acha que é mais interessante, ir de ônibus ou trem a Innsbruck saindo de Munique? Será que na subida à montanha veremos neve em abril?
Destino Munique
13/01/2018
Obrigada Grasieli 😉
Particularmente de trem é um passeio mais bonito, porém de ônibus é mais barato.
No site da empresa que administra as estações de esqui e visitas às montanhas na cidade tem como você pode consultar as câmeras da ao vivo e ver como está de neve no dia pretendido para a visita 😉
bernardete
21/11/2017
oi boa tarde adorei esse roteiro. voce sabe me informar se tem onibus ou trem saindo de fussem para innsbruck. agradeco a informacao..
Destino Munique
23/11/2017
Olá Bernadete,
Tem sim, ônibus da empresa Flixbus, a viagem duram em média 3 horas e é bem em conta o valor das passagens 😉
https://www.flixbus.pt/
Lincoln
13/10/2017
Oi, quantas horas você ficou em innsbruck pra fazer esse percurso?
Destino Munique
13/10/2017
Olá Lincoln,
Ficamos mais ou menos umas 6 horas na cidade incluindo pausa para almoço e compras 😉
Charles
06/08/2023
Obrigado pelas dicas. Vou viajar com minha mãe de Munique a Innsbruck de trem. Gostaria de saber se na chegada a estação de trem central em Innsbruck é longe do centro histórico para ir a pé . Ou é preciso pegar táxi ou transporte público?
Posso fazer o passeio num domingo? As lojas e restaurantes estão abertos ?
Obrigado.