Morar em Munique: como é um apartamento na cidade
Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique
Algumas curiosidades sobre as moradias aqui na terrinha 🙂
Assim que cheguei para morar em Munique, notei muitas diferenças com relação a moradia do Rio de Janeiro (onde sempre havia morado!). No começo algumas foram estranhas, mas com o tempo, me adaptei aos novos hábitos e daí você começa a não perceber mais as diferenças, mas toda vez que tenho visitas, estas diferenças vem a tona e chega até ser engraçado ver como você se adaptou 🙂 Listei alguma para contar pra vocês!
Chegando em um prédio residencial… cadê as grades e o porteiro?
Minha primeira percepção! Onde estão os muros e grades? Atualmente a maioria dos prédios e condomínios no Rio tem grades, por questões de segurança e também para delimitar a área privada pertencente ao morador. Aqui a porta principal do prédio já é direto para a calçada da rua, quando não há nenhum recuo ou jardim na frente, como acontece muito no centro da cidade. Mesmo quando há um conjunto de prédios (tipo um condomínio), não há delimitações entre a área que pertence aos moradores e a rua e simplesmente as pessoas, que ali não moram, respeitam isso.
Entrando no prédio, não existe uma portaria, onde fica uma pessoa tomando conta do prédio, que interfona pra sua casa, perguntando por exemplo “fulano está autorizado a subir?”. Aqui existe uma pessoa responsável por cuidar do prédio, chamado o Hausmeister, que cuida de tudo relacionado à organização das áreas comuns do prédio (lixo, manutenção, jardim, por exemplo). Esta pessoa pode morar no prédio ou ser de uma empresa terceirizada que presta serviços para condomínios.
Número dos apartamentos e caixas de correio
Particularmente eu nunca vi aqui apartamentos com números. Na tecla do interfone fica o sobrenome da família, organizado de acordo com o andar que a pessoa mora. Por exemplo, no meu está Pereira, o sobrenome comum da minha família.
Quando você envia uma correspondência pra alguém aqui é muito importante você saber qual o sobrenome que a pessoa colocou na identificação do interfone e consequentemente na caixa de correios, pois é através disso que o correio consegue fazer com que a correpondência chegue ao destino final. Para os alemães não há muito este problema, pois eles tem geralmente apenas um sobrenome.
Fui lavar o banheiro… mas cadê o ralo?
É isso mesmo… Os banheiros aqui não tem ralo! Fui lavar pela primeira vez o banheiro daquele jeito, sabão, água e muita espuma, mas notei que a água não escoava. Comecei a procurar o ralo, achando que era pequeno e escondido atrás de algumas das louças, e simplesmente ele não existia. Lavar banheiro no jeitinho brasileiro só com muita disposição para secar com um pano e torcer muito! Aqui eles passam um pano úmido com produto específico para banheiro no chão. Aliás, o que não falta aqui são produtos de limpeza.Este costume não aderi.
Agora eu tomo banho de banheira!
Outra novidade dos banheiros, é ter uma banheira. Muitas construções novas tem já um box tradicional em um dos banheiros da casa, mas o padrão é ter banheira. Algumas pessoas também fazem obra no apartamento e trocam a banheira por um box.
Confesso que a banheira é uma das coisas que achei legal. É muito bom tomar uma banho de sais com água quentinha depois de um dia de trabalho pesado (mas para isso, a banheira tem que estar limpinha, claro!).
Área de serviço
Os apartamentos não possuem área de serviço. Não tendo área de serviços, consequentemente você não tem um tanque! E onde fica a máquina de lavar roupas?
Os prédios tem geralmente uma área de serviços que pertence à área comum do prédio, uma espécie de lavanderia (Waschraum), onde você encontrará um tanque. Muitos apartamentos não foram projetados para ter uma máquina de lavar, na questão de espaço e de ter uma ligação de água para a mesma. Daí nesta área comum de serviços você tem as máquinas de lavar e muitas vezes secadora também. Há também um local onde você pode estender as suas roupas, como se fosse uma varal público (Trockenraum). Particularmente, eu penduro no secador na minha varanda.
Para o uso destas máquinas, você paga um valor (com moedas) em uma máquina que fica no próprio local, escolhendo (quando há mais de uma) o número da máquina que você gostaria de usar e assim lavando (ou secando) as suas roupas. Os produtos para lavar as roupas devem ser trazido (na maioria das vezes) por você mesmo. Estas regras variam de prédio para prédio.
Keller: o quartinho da bagunça
Esta é uma maravilha daqui! Sabe tudo aquilo que você não usa frequentemente e não tem espaço na sua casa para guardar? Aqui tem um lugar para cada morador para isso, o Keller.
Geralmente fica no subsolo do prédio, cada um tendo o seu, fechado com cadeado e grades. É lá que deixo minhas malas, pranchas de snowboard, caixas… tudo que não preciso ter comigo no apartamento. Hoje não sei viver sem um Keller! Rs
Separação do lixo
Este é um tema interessante, que entrou como um aprendizado, apesar de muitas pessoas no Brasil já estarem adeptos a esta prática.
Aqui nós separamos os lixo da seguinte forma:
-
Orgânico
-
Papel (caixas, papelão)
-
Plástico
-
Vidros
-
Metais (latas, baterias e afins)
O lixo orgânico fica na lixeira comum na nossa casa, quando o saco está cheio, levamos para a lixeira do prédio. As demais modalidades, reservamos numa sacola separada, para serem despejadas nos locais apropriados.
Dentro do prédio, há um local para você colocar o lixo orgânico e o papel. Há caçambas separadas e identificadas para esta separação.
Para despejar os plásticos e vidros (que nao tem o pfand – sistema de devolução do dinheiro ao devolver garrafas inclusas neste programa, leia mais sobre neste post) e as baterias, você precisará se dirigir às caçambas que ficam na rua, onde você fará esta separação.
Para os vidros, é feita ainda a separação na caçamba de acordo com a cor do vidro: transparente, marrom e verde.
Parece tudo trabalhoso no começo, mas é uma prática que só tende a ajudar o meio ambiente e que você positivamente se acostuma. Quando você não faz corretamente a separação e a coleta de lixo orgânico constata que o seu prédio não está separando corretamente, o condomínio pode ser multado.
Estas são algumas das novidades que você encontra ao se mudar para Alemanha 🙂 A maioria positivas, umas estranhas, mas que em um todo convivo pacificamente 🙂
E como é na cidade aqui na Alemanha ou outros países que você mora? Compartilhe conosco! 🙂
Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Maíra
16/07/2016
Oiii!
Gosto muito do seu blog! E me identifiquei com o post! haha eu e meu marido acabamos de nos mudar pra Munique e estamos amando!
Uma coisa interessante também em relação ao assunto apartamento, é de de como é difícil encontrar um pra alugar na cidade!!
Estamos tentando, mas a procura é muuuuito grande! Temos que ir para as visitas como se estivéssemos indo pra uma entrevista de emprego!! Impressionante a concorrecia! Enquanto isso, no Rio hoje, voce pode escolher!
Vai entender! haha
Beijoos
Destino Munique
16/07/2016
Olá Maíra,
Obrigada pela visita e sejam bem vindos a Munique 🙂
Você disse tudo: como se fosse uma entrevista de emprego arrumar um apartamento! Tem mais pessoas procurando e pré requisitos do que apartamentos na cidade, incrível. É um teste de paciência. Me lembro na nossa primeira mudança que foram 6 meses procurando e em visitas intermináveis, que achamos que íamos voltar pro Rio rs pois não achávamos um novo lugar pra morar rs. Por fim achamos! hehehe
Bjos
cristian
11/07/2016
Olá Camilian. Minha esposa já morou em Hechingen, Boll. Pensamos ja em nos mudar de vez pra Alemanha. Eu, Cristian, não falo nada de alemão. Ela fala perfeitamente. Voce sabe informar como estão as áreas de empregos nessa região de munique? Tenho muita curiosidade mesmo em saber pois, estamos bem tendenciosos a nos mudar. Te agradeço pela informação e parabéns pelo blog.
Grande Abraço
Destino Munique
12/07/2016
Olá Cristian,
Obrigada pela visita e pelo feedback 🙂
Munique tem um bom mercado para a área de tecnologia da informação/computação e engenharias.
Este post pode clarear um pouco: https://www.destinomunique.com.br/trabalhar-na-alemanha/
Alemão você pode aprender aqui, é importante.
Boa sorte pra vocês 🙂
Carlos
04/07/2016
Bom, eu faria uma observação quanto ao Waschraum. Na verdade não é regra, em vários prédios é como você falou mesmo. Mas em vários outros você pode levar sua própria máquina de lavar bem como sua secadora e dessa forma não pagar nada pelo uso. Muitos outros também tem a opção de utilizar a máquina de lavar no banheiro. Sempre rola nos anúncios de imóveis quando fala banheiro “waschmaschinenanschluss”, dizendo que no banheiro há conexão pra máquina de lavar. Mas é só pra complementar mesmo, adoro seus posts e sempre leio todos. Abraços companheira carioca. 😉
Destino Munique
06/07/2016
Olá Carlos!
Obrigada pela visita 🙂 Excelente observação! No apartamento que moro agora tem esta ligação para a máquina de lavar roupas no banheiro, quebra um galhão (contudo de ter ficado apertado).Vamos nos adaptando rs 🙂
Evian Rose Santos
30/01/2016
Ah, eu tenho um (keller), na garagem do meu prédio rsrs. AMO!
Aqui também separamos o lixo para reciclagem. Já acostumei com esse tipo de lixo. Viu quase Germany rsrs
Agora banheiro: aqui tem ralo sim, no box e fora dele como em todos os banheiros brazucas. Mas lavar com água e sabão e outros produtos de fazer espuma, o box precisa sim. Fora do box, pia e vaso são lavados e higienizados. Mas jogar água no chão e fazer espuma…complicado mesmo com ralo. Sempre escapa para o quarto. Então o chão evito “espumeira”. Mas pode acreditar é limpo corretamente e aspirado antes de toda limpeza. Maquina a vapor tbm entrar no processo.
Eu não estranharia. E existe o fator economia de água, a cidade de São Paulo, como todo o Estado, estão em racionamento.
Eu me adaptei bem a tudo isso. Se eu um for morar fora do Brasil, nessa parte eu estou no contexto rsrs
Beijocas
Destino Munique
30/01/2016
Verdade Evian, é uma prática sustentável e com consciência ecológica.
Obs. Você está prontíssima para viver na Alemanha hehehe, práticas adotadas com sucesso!
Bjos e obrigada pela visita 🙂
Sergio Carvalho
15/07/2015
Boa Noite, eu e minha esposa estamos planejando morar em Munique 3 meses a partir de Novembro. Como trabalhamos por conta própria de casa achei interessante e vamos tentar. Morei 14 anos em Miami e agora estou no Brasil deste Março.
Estou olhando apartamentos no airbnb pois pelo menos podemos alugar por mes sem compromisso. Qual um bairro voce recomendaria de facil acesso a transporte publico?
Obrigado,
Sergio
Destino Munique
16/07/2015
Olá Sérgio,
Que legal !!! Será uma experiência ótima, pode ter certeza, Munique é incrível 🙂
A cidade não é muito grande e é bem atendida pelo sistema de transporte público. Não existe aos meus olhos um lugar ruim na região chamada “Innenstadt”, que é formada pelos bairros dentro da cidade e é atendida plenamente pela rede de transportes.
Se você preferirem ficar mais para o centrão da cidade, Lehel e Maxvorstadt são bairros legais. O bairro Schwabing é o mais bem cotado de Munique, área mais nobre, próxima ao centro também. Eu moro em Moosach, um bairro mais residencial com boa infra estrutura, próximo ao parque olímpico da cidade e gosto muito, fica a 10 minutos de metrô da estação central, cerca de 7 km. Já morei em Untergiesing também, adorava. A minha dica é ver sempre onde tem uma das modalidades de transporte público (metrô, trem ou bonde elétrico).
Boa sorte e que vocês curtam muito a cidade! 🙂
Fê
12/05/2015
Lembrei da minha passagem por ai, sis. Td isso é mt diferente mesmo! Eu preciso de um keller…kkkkk E acho a ideia de separar o lixo super válida. Adorei o post!
09/05/2015
Camilian….essa do banheiro terrivel hein! nos hoteis tb nao tem ralo, passar o paninho com produto nao é mesma coisa que agua e sabăo! eu sei que os produtos Alemaes funcionam, sao excelentes diferentes dos daqui, mas….eca! rsrsr
Destino Munique
10/05/2015
Eca mesmo Ana !!!! Concordo plenamente! 🙂
Wander
06/10/2018
Não gosto de casa sem muro. Já passei uns meses em uma ficava no banheiro fazendo a barba, e imagina que lá fora era a rua, não sentia que o lugar era meu. Na minha cabeça o meu espaço da casa deve ser separado do espaço externo por meio de um muro alto, para que eu pertença ao meu lugar.