Castelo de Hohenzollern: um dos castelos mais bonitos da Alemanha
Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique
O Castelo de Hohenzollern foi o segundo castelo que visitamos na nossa “Rota dos Castelos” em Baden-Württemberg, após visitarmos o Castelo Lichtenstein (40 km de distância). Ele fica a pouco menos de 70 km de Stuttgart e atrai mais de 300.000 visitantes por ano.
Ele fica no alto de uma montanha na região da suábia, próximo a uma cidadezinha chamada Hechingen. Considerado um dos castelos mais bonitos da Alemanha, o Burg Hohenzollern (como é chamado em alemão) permaneceu intacto às destruições em consequência da segunda guerra mundial, de acordo com o guia que nos acompanhou na visita, pois a região não foi alvo de bombardeios.
O que chamamos na verdade de um castelo, trata-se de um palácio fortificado. A forma atual é a terceira versão do castelo, construída já no século XIX, inaugurado em 1867 por Guilherme I, representando a soberania prussiana. Dando uma volta completa na área externa do castelo você verá estátuas dos membros da casa de Hohenzollern, muito interessante!
O que mais me impressionou neste dia de passeio foi a beleza da região vista do alto da montanha e dos mirantes do castelo, e claro, a fortaleza em si.
Como o Hohenzollern fica no alto de uma montanha, para chegar você tem duas opções: através de uma trilha sinalizada ou de carro até um determinado ponto de onde partem ônibus shuttle até o castelo. Neste mesmo lugar de onde parte o ônibus, há um estacionamento e uma lojinha onde você pode já comprar a entrada para o castelo (na entrada do castelo também vende – veja no site oficial os valores das entradas). O ticket do ônibus é comprado direto com o motorista ao embarcar.
A visita dentro do castelo deixou um pouco a desejar, quando comparada por exemplo com a visita ao Castelo Neuschwanstein e ao Castelo Lichtenstein, tudo um pouco “solto” demais, já que o castelo tem diferentes exposições e cômodos para visitar.
Este tour é oferecido em alemão, porém tem disponível um livrinho em diversos idiomas para ir acompanhando este tour. Há a possibilidade de tours privativos e individuais no castelo, disponível em diversos idiomas, mediante a agendamento prévio (informações no site oficial do castelo) e com tarifas diferenciadas.
O local tem uma boa infraestrutura, com restaurante, Biergarten e banheiros (inclusive com fraldário). Nós almoçamos no restaurante do castelo e gostamos bastante.
O castelo Hohenzollern fica aberto o ano todo, exceto no dia 24 de dezembro. O horário de funcionamento varia com as estações: de 10h às 17h30 de 16 de março até 31 de outubro e de 10h às 16h30 de 1 de novembro até 16h30.
Quando terminamos a visita ao complexo, fomos admirá-lo de um ponto estratégico próximo ao local, uma dica de um morador da região em um site local (que agora não me recordo o nome para linkar aqui). Colocamos no Google Maps ” Wallfahrtskirche Maria Zell” e seguimos para o local.
Trata-se de uma capelinha com um cemitério ao lado, onde há uma trilha e diversos pontos para fotografar o castelo. É uma pequena subida, feita apenas a pé, mas se você não desejar fazer este caminho, a área onde você estaciona o carro já permite uma ótima vista, além de uma paisagem do campo incrível, vazia e apenas com o som da natureza! Valeu super a pena.
Como viajamos com nosso filho, bem na estrada de acesso ao castelo, avistamos uma atração voltada pra ele: uma espécie de “fazendinha“, um local com animais, como ovelhas, avestruzes, pôneis e outros, no qual você pode comprar alimentos apropriados no local (uma espécie de ração), alimentá-los e acariciá-los (Streichelzoo em alemão).
Neste mesmo complexo, chamado Hofgut Domäne, fica um centro gastronômico bem legal, que funciona a partir das 18h, com diversas opções de comidas. Optamos em jantar por lá, em um restaurante mexicano chamado La Paz, bem descolado, com ótimo atendimento e comida deliciosa, além de servirem cerveja artesanal. Preço ótimo também!
Ficamos o dia inteiro nesta região, pois fizemos tudo com calma e incluímos um programa para o nosso filho. De lá voltamos para Haigerloch, cidade na qual nos hospedamos em um castelo, o Schloss Haigerloch, como contamos no post sobre o Castelo Lichtenstein.
Fontes deste post: site oficial do castelo e tour guiado oferecido pelo castelo
Créditos da foto destacada: SWR
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian