Castelo Lichtenstein: o castelo de conto de fadas

Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique

2018 começou com uma listinha de lugares lindos que queremos visitar aqui na Alemanha! Começamos esta listinha pelo estado vizinho aqui da Baviera, chamado Baden-Württemberg. Queríamos fazer um passeio de carro por quatro dias, com o nosso bebê de 9 meses, então planejamos um roteiro bem leve, sem correria, para conhecer as atrações desejadas e deu super certo. E a temática foi “Rota dos Castelos”. Castelo Lichtenstein

Já contamos aqui no blog tudo sobre uma outra viagem que fizemos por este estado, visitando a Floresta Negra – incluindo Freiburg e Baden Baden, dê uma lidinha depois 😉

Pra começar esta rota, o primeiro castelo visitado foi o Schloss Lichtenstein, conhecido como castelo de conto de fadas, que fica numa pequena cidade também chamada Lichtenstein, a 215 km de Munique (pouco mais de 2 horas indo de carro direto) e a menos de 60 km de Stuttgart (capital de Baden-Württemberg). Castelo Lichtenstein

No caminho para Lichtenstein nós optamos fazer uma parada em um outra cidadezinha, chamada Blaubeuren, para almoçarmos e conhecermos o pequeno lago Blautopf (panela azul em português), famoso pela incrível tonalidade azul de sua água. Valeu super a pena, pois o dia estava lindo e o lugar não decepciona. Fica a 50 km do castelo.

Blautopf-Lago-Blaubeuren

A incrível cor do lago Blautopf

Blaubeuren-Alemanha-Dicas

O pequeno antigo centro histórico de Blaubeuren, ao lado do lago Blautopf

Já na estrada de acesso ao castelo, você já consegue avistá-lo de longe, pois ele fica no alto de um penhasco, em uma região chamada montanhas suábias. Mesmo localizado em um local isolado, há uma boa estrutura para a visita com estacionamento, restaurante, Biergarten e banheiros.

Na entrada da área onde fica o castelo há uma bilheteria para compra do acesso ao local. Você tem a opção de visitar o interior do castelo, através de um tour guiado (com horário marcado no ato da compra, com duração de meia hora) ou de visitar apenas o jardim do castelo, para fotografá-lo e apreciar a região de seus diversos mirantes. No site oficial do castelo, você obtém os valores das entradas atualizados.

Schloss-Lichtenstein-AlemanhaO tour guiado é oferecido em alemão. Eles fornecem um material com as informações de cada cômodo do castelo para acompanhar no tour (tem em inglês e espanhol que vimos no nosso grupo). Tours em inglês são oferecidos apenas para grupos com mais de 20 pessoas e com reserva antecipada.

Se você for visitar o local e optar em não entrar no castelo, deixo aqui um pouquinho do que ouvimos no tour 😉 

Os primeiros registros do local são de uma antiga fortaleza medieval, de uma família nobre de cavaleiros desta região. A versão atual do castelo foi construída sob as antigas ruínas desta fortaleza, em 1840, pertencente a um conde chamado Wilhelm von Urach.

Castelo-Lichtenstein-Medieval

O antigo castelo

Urach herdou o antigo castelo de caça de seu tio Conde Wilhelm de Württemberg e transformou-o em como ele é hoje. Dentro do castelo há inclusive um cômodo com a coleção de armas da família. Neste cômodo há uma fragmentação da rocha sob a qual o castelo foi erguido, que teria a ver com a origem do nome do castelo: a pedra é clara, que remete a palavra luz – quebrando o nome Lichtenstein, temos: Licht, que significa luz e Stein, que significa pedra. A outra versão seria que Urach se inspirou em um romance chamado Lichtenstein do escritor Wilhelm Hauff, batizando assim o nome do castelo.

Lichtenstein-Castelo-Alemanha

Ângulos do castelo do lado de fora do complexo

O Castelo Lichtenstein pertence a família de Urach até os dias de hoje. Uma outra curiosidade tem a ver com os nomes das torres das construções no jardim do castelo: os nomes são de quatro mulheres, as quatro filhas de Wilhelm. Você verá estes nomes no mapinha que receberá ao entrar no complexo 😉

Lichtenstein-Castelo-Vista

Vista da região das montanhas suábias

Um detalhe para quem planeja visitar o Castelo Lichtenstein é que ele fica fechado nos meses de dezembro e janeiro. Em novembro, fevereiro e março ele só abre nos finais de semana e feriados, de 10h às 16h. Nos demais meses ele abre diariamente, das 9h às 17h30.

Use a abuse do local para fotografar! Certamente o Castelo Lichtenstein está na minha lista dos castelos mais bonitos que visitei até hoje.

De Lichtenstein seguimos para Haigerloch, cidade na qual nos hospedamos em um castelo – o Schloss Haigerloch, super aconchegante, silencioso, com ótimo café da manhã e receptivo para bebês e crianças.

Haigerloch-Schloss-Hotel

O Castelo Haigerloch onde nos hospedamos

Escolhemos Haigerloch para nos hospedar pois era bem próxima ao castelo Hohenzollern e no meio do caminho para o castelo Sigmaringen (em breve posts sobre estes castelo).

Fontes deste post: site oficial do castelo e tour guiado oferecido pelo castelo

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Rota Romântica na Alemanha: dicas essenciais

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Neuschwanstein, Füssen, Munique

Castelo Neuschwanstein: todas as dicas para um dia de encanto

Patinação no gelo em Munique, dicas, guia brasileira em Munique

Inverno em Munique: Patinação no gelo na Karlsplatz-Stachus

Innsbruck, Austria, Dicas, Bate e volta de Munique

Innsbruck: bate-volta a partir de Munique

Oktoberfest com crianças, dicas, Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Oktoberfest com crianças e bebês: dicas


Comentários

Daniel

19/01/2021

Montando um roteiro dos castelos muito parecido com o que vcs fizeram. Voce acha que da pra fazer os tres (Lichtenstein, Hohenzollern e Sigmaringen) no mesmo dia??

    Destino Munique

    27/02/2021

    Olá Daniel,
    Particularmente acho sim, se você desejar visitar o interior de cada um deles e considerando o deslocamento entre as cidades, talvez não seja possível visitar os 3 castelos no mesmo dia.

Lilian Carvalho

15/05/2019

Oi,
Liechtenstein é um país, por sinal, um dos mais ricos do mundo e não uma “pequena cidade”.

    Destino Munique

    23/05/2019

    Olá Lilian,
    Existe uma cidade na Alemanha chamada LICHTENstein, assim como há um país na Europa chamado LIECHTstein 🙂
    A escrita é bem parecida, por isso a sua confusão no comentário 😉

Viajento

07/05/2018

Adoro conhecer a história desses castelos antigos. Infelizmente não falo nada de alemão, mas foi bom que já li as informações aqui.

    Destino Munique

    10/05/2018

    🙂