Como funciona o sistema de trocas de mercadorias em Munique
Última atualização em 17 de abril de 2019 by Destino Munique
Dicas importantes para você proceder na troca de uma mercadoria em Munique
As regras de trocas variam no mundo todo, cada lugar é regido por um sistema diferente. Aqui em Munique, e creio que vale para as outras cidades aqui na Alemanha, as regras são um pouco chatas, porém pode ser favorável ao consumidor. O que vou falar a seguir não vale para alimentos ou produtos que possam a vir estragar, devido a forma de armazenamento.
A regra básica número 1 é guardar a sua nota fiscal. Se não te entregaram, peça, principalmente se o pagamento for em dinheiro. Quando você paga com cartão (débito ou crédito), a loja tem ainda como localizar no sistema a sua nota fiscal, mas fora isso, caso perdido. Uma vez comprei uma calça, num valor bem pequeno, e peguei o tamanho errado. A vendedora não me deu a nota fiscal e só percebi em casa. Sem diálogo na loja, havia pagado com dinheiro, não consegui efetuar a troca (mesmo sendo por um produto igual, só trocando o tamanho). Por aqui não tem “camaradagem” ou “jeitinho”. Então confiram sempre.
A nota fiscal também é útil para você usar no aeroporto, para o Tax Free. Todas as lojas aqui fornecem o Tax Free, mediante a apresentação do seu passaporte. Se você fez uma compra e esqueceu de pedir o Tax Free na loja, você pode voltar com a nota fiscal e passaporte que eles te dão sem problemas 8muitas vezes percebemos isso depois, né?!). Para maiores detalhes do Tax Free na Europa, leiam este link, super bem explicado.
Com a nota fiscal, você está pronto para trocar mercadorias não utilizadas ou com defeito em um prazo de 14 dias. Algumas lojas oferecem 30 dias. Esta info tem na nota fiscal ou quem te vendeu irá (deveria) te informar. Para calçados adquiridos em sapatarias, é exigida a caixa junto para troca. Então se você comprar um sapato, leve com a caixa, para realizar uma possível troca futura. Em lojas como Zara, H&M, que vendem também sapatos, geralmente vem sem a caixa, então não há problema.
Um detalhe que eu não sabia até realizar a primeira troca por aqui, foi o fato da troca poder ser também a devolução do dinheiro (isso mesmo!). Isso é um ponto favorável as compras compulsivas rsrs, dá tempo ainda de reaver o dinheiro de volta, caso você se arrependa em casa ou no hotel rs! O estabelecimento pergunta geralmente o por quê da troca, você pode falar simplesmente que não gostou (sinceridade é o forte desta terrinha rs!).
Mercadorias danificadas depois de um certo tempo de compra, são submetidas por algumas lojas à análise. Se você notar um defeito imediatamente, geralmente a troca ou devolução do dinheiro é na hora.
Algumas lojas, quando você não compra com dinheiro vivo, e sim cartão de débito ou crédito, não devolve o dinheiro em espécie, e sim através de um vale no valor da compra (aqui chamado de Gutschein). Atente se há um prazo neste vale para efetuar a nova compra. Para compras com cartão de débito, as lojas pedem o cartão utilizado na compra e devolve o dinheiro através de uma transferência para a sua conta.
Estas são as “regras” da política amigável fornecedor x consumidor por aqui, mas me informei que não há leis e direitos para devolver (ou trocar) simplesmente porque não quer mais. As lojas zelam por clientes satisfeitos e que retornem sempre “à casa”, por isso adotam esta prática.
Espero que as dicas ajudem vocês nas comprinhas em Munique. Boas compras!
Procurando hospedagem em Munique? Reserve aqui neste link no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Um beijo, Camilian
Conheça o melhor de Munique com quem mora e é encantada pela cidade.
Conheça aqui os nossos tours privativos e em português, apresentando Munique no melhor ângulo pra você!
Confira o que os nossos viajantes contam sobre suas experiências em Munique & arredores conosco em depoimentos
Podemos te ajudar? Dúvidas e orçamentos escreva diretamente pra gente!