Croácia: Hvar, paraíso e agito do verão croata
Última atualização em 25 de abril de 2019 by Destino Munique
Hvar, a nova Ibiza da Europa
Na nossa trip para Croácia reservamos um fim de semana para Hvar, uma ilha paradisíaca e super badalada já em direção a parte central da Croácia. Nos despedimos de lá querendo ficar, pois o lugar é fantástico.
Praias tranquilas com água cristalina, centro histórico aconchegante e baladinhas bem cara do verão europeu definem Hvar. Muitos dizem que Hvar é a nova Ibiza da Europa. É um lugar super fácil de passear por ser pequeno, sem nenhuma dificuldade.
Hvar é uma das maiores ilhas em comprimento da Croácia e nos hospedamos na cidadezinha que leva o nome da ilha, a 75 km do porto (Sucuraj) por onde chegamos (ou seja, cruzamos a ilha toda). A estrada é bem estreitinha e em alguns trechos precisa de bastante atenção, ideal pegá-la de dia, mas bem sinalizada e asfaltada.
Como chegar
Há duas formas de chegar na ilha: de ferry boat, que pode fazer a travessia com carro, a partir de Drvenik e de catamarãs, partindo de Split e até mesmo de Dubrovnik (porém dura um dia inteiro a viagem). O aeroporto mais próximo é em Split.
De ferry, a viagem dura cerca de 30 minutos e há horários pré fixados, porém na alta temporada, não há grandes intervalos do transporte. A balsa comporta cerca de 30 veículos e você pode comprar online o bilhete, o que não garante que você vai embarcar no horário escolhido, pois o embarque é por hora de chegada. Custa 108 Kunas/15 euros um veículo tipo passeio e 16 Kunas/2,50 euros por pessoa (valores de 2017).
A travessia já é um passeio lindo!
Dicas: se de carro, chegando a Drvenik, você terá que ficar em uma fila, bem organizada, para embarque na balsa. Se você não tiver comprado o bilhete online, após parar na fila, compre o bilhete do ferry logo, o mesmo não é vendido no embarque. Fica em um guichê escondido fora da área da fila, mas pergunte ao funcionário que estará organizando a fila, que ele indica.
Vindo de Dubrovnik, você cruzará a fronteira da Bosnia-Hezergovina, dirigindo cerca de 20 minutos neste país. Há controle de passaporte na fronteira, portanto tenham os documentos já a postos.
Onde se hospedar
Desta vez nos hospedamos em um apartamento, chamado Apartments Jakic, próximo à praia e ao centrinho (10 minutos a pé). Ótimo local, apartamento ótimo, limpo e a dona mora no pequeno prédio e te recebe com muitas dicas da cidade e uma cortesia de um vinho local. Recomendamos!
Há hotéis maravilhosos à beira mar com infra estrutura completa. Reserve sua hospedagem através do blog e colabore conosco sem custos adicionais pra voce 😉
Deslocamento
Fizemos tudo a pé. Na área do centro histórico, porto e praias próximas, não passam carros. Você tem que estacionar nos arredores e chegar a pé.
Onde comer
Dalmatino e Divino são excelentes opções, cuja a especialidade são peixes e frutos do mar, preços médio a alto. Outro restaurante bem famoso no local, que não fomos, é o Passarola. Tem 5 estrelas no Trip Advisor.
O que fazer
Centro histórico
O centro histórico é bem pequeno e charmoso, com muitos bares, restaurantes e construções históricas bem conservadas. Um lugarzinho ótimo para passear em um fim de tarde, pois de dia a atração são as praias.
Há uma antiga fortaleza medieval na cidade, chamada Forte Espanhola, que tem uma bela vista de Hvar e das ilhas Paklinski, após uma boa subida e alguns degraus. Esta parte do passeio pulamos, pois estava já tínhamos encarado no dia anterior mais de 1.000 degraus em uma outra fortaleza em Montenegro, mas a vista pelas fotos é linda, e mais bonita ainda durante um pôr-do-sol.
Ilhas Paklinski (Pakleni Islands)
No porto da cidade há diversas empresas oferecendo passeios de barco pela região. As ilhas mais próximas da costa de chamam Paklinski e há taxi boats a todo momento fazendo esta travessia para as principais praias do local.
Nós optamos por fazer o passeio de forma diferente, alugamos um barco de pequeno porte (bem teco teco), já que não temos licença para barcos e para este não era necessário. Foi aventura mesmo, mas bem tranquila, não passamos nenhum tipo de apuro. O responsável pelo barco faz uma voltinha na enseada com você ensinando a conduzi-lo e realmente, não tem muito o que aprender rs a não ser controlar o barco e ancorá-lo. Foi a melhor coisa que fizemos, custou 65 euros para o dia inteiro.
O que valeu mais a pena foi poder parar aonde achávamos legal e ficar por lá, sem pressa de andar em grupo. Uma das partes mais bonitas do passeio é a Lagoa Azul, lugar tranquilo, ótimo para mergulho e a água incrivelmente em tons de azul. Em algumas praias há restaurantes, como na Palmiziana Beach. Não se assustem ao se aproximarem da costa das ilhas com as pessoas nuas, é permitido fazer nudismo por lá.
É bem na praia chamada Stipanska que acontece a famosa festa Carpe Diem. Durante o dia o restaurante funciona e há uma super infra estrutura para banho de sol e descansar na praia.
O mar em Hvar é super calmo, não tem ondas, apenas movimento causado pelo tráfego de outros barcos. O barco tinha coletes salva vida e passeamos sempre onde tinham outros barcos. Foi maravilhoso nosso dia, para quem não tem medo do mar e sabe nadar, recomendo esta experiência.
Passeio de barco panorâmico
Infelizmente quando chegamos à ilha a última embarcação já tinha saído para este passeio panorâmico, que além das ilhas Paklinski, visita outros lugares incríveis que só de barco chega, como a praia Stiniva Bay. Os passeios saem geralmente às 10h e retornam às 19h.
Há a opção de fazer em um barco alugado todo esse passeio panorâmico apenas para você, custa entre 350 a 500 euros o passeio.
Hula Hula Bar
A baladinha do fim de tarde em Hvar assistindo o pôr do sol no seu melhor ângulo.
Ambiente jovem, música boa e bons drinks definem o local. Além de bebidas há o que comer no bar além de petiscos.
Chegamos por volta das 18h30, pegamos lugar tranquilamente, a música começa a ficar mais alta com clima de festa por volta das 19h. Fica a beira mar, 10 minutos a pé do centro histórico.
Ficaríamos certamente mais na ilha, pelo menos uns 5 dias. É um local ótimo para descansar, curtir as praias e sua tranquilidade.
Leia também aqui no blog mais sobre esta nossa viagem 🙂
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Hvar: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian