Dachau: Campo de concentração nazista
Última atualização em 26 de maio de 2019 by Destino Munique
Dachau: o campo modelo nazista durante o terceiro Reich
Contudo de ser um ambiente muito triste, o campo de concentração Dachau foi um dos lugares mais incríveis a nível de história que visitei e um lugar que realmente te faz refletir, pensar sobre a vida e o que você pode fazer de melhor no mundo.
O lugar é o retrato de uma história tão próxima a tantas pessoas, ricosem detalhes tão reais e o melhor, a mensagem que eles nos foi deixada, preservando este lugar ali vivo a pedido dos ex prisioneiros com certeza é bem transmitida: o lugar está ali, para as pessoas reviverem este momento trágico na história da humanidade e não fazer que um fato tão triste se repita.
Super recomendo esta visita a todos, acho uma oportunidade incrível, embora seja o retrato de uma história bastante triste. Lá presenciei muitas famílias de judeus, de pessoas que foram mortas pelos nazistas, rezando nas capelas que tem no local, deixando coroas de flores no monumento de homenagem aos mortos. Gerações talvez nem tão próximas, mas que prestam a sua homenagem até os dias de hoje.
Em 1933, o campo de concentração foi aberto, com a finalidade de aprisionar ex politicos, após a tomada do poder de Hitler. O Dachau foi o campo de concentração “modelo” para os posteriores que surgiram. No local vocês verão mapas mostrando a localização de todos eles pela Europa. Os números dizem que, durante os 12 anos de existência, foram presas no Dachau e nos demais campos mais de 200.000 pessoas, sendo que 41.500 foram cruelmente assassinadas. Em 1945 as tropas norte-americanas libertaram os sobreviventes deste triste episódio. Dentre os aprisionados nos campos, com a crise econômica na Europa e falsa promessa de “o trabalho liberta” (Arbeit macht frei), frase encontrada logo na entrada do campo no portão do Dachau, tinham judeus, homossexuais, ciganos, negros, e mais quem os liderados por Hitler perseguisse e aprisionasse, por motivos injustificáveis para grande parte do mundo.
No campo de concentração há uma exposição detalhada com a história da guerra, chamada o caminho dos prisioneiros e o surgimento do nazismo. Há objetos pessoais de ex-prisioneiros que lá foram encontrados, cartas, documentos e a reprodução das instalações onde eles dormiam, tomavam banho, além do modelo para câmera de gás, para os demais campos que surgiram durante o regime, e dois crematórios.
Há também um acervo de documentos que pode ser visistado mediantes a um agendamento prévio direto com eles.
Toda história é contada em painéis (em inglês e alemão), por audio guide (em português) ou por nós, contratando um passeio privativo guiado licenciado e autorizado pelo local.
Há uma sala de cinema, que transmite um filme com cenas e documentários reais, em diversos idiomas. Veja a programação com os horários de cada idioma (não tem em português, mas tem inglês).
O memorial fica aberto diariamente, das 9h às 17h, exceto dia 24 de dezembro (véspera de Natal). A entrada é gratuita. O acervo de documentos fica aberto neste mesmo horário, de terça a sexta. Tours guiados só são permitidos com guias licenciados e autorizados pelo local (https://www.kz-gedenkstaette-dachau.de/Guidelines_for_visitors.html).
Como chegar até o memorial a partir de Munique?
Para chegar no memorial a partir de Munique, basta você pegar o trem linha S2 (S-Bahn), sentido Dachau/Peterhausen, e descer na estação Dachau. Lá se oriente nas placas indicando o ponto de ônibus (BUS) e pegue a linha 726, sentido Saubachsiedlung (cerca de 10 minutos até o campo de Concentração). Caso você vá de carro, há estacionamento no local, mas não é gratuito.
O Destino Munique realiza tour guiado privativo com guia licenciada e autorizada pelo local (em espanhol) no memorial e conta detalhadamente a história deste local. Envie um e-mail para [email protected] e receba mais informações sobre este tour.
Um bom passeio e não perca esta oportunidade.
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Destino Munique
22/12/2019
Olá Vanessa,
Reserve entre 3 e 4 horas para este passeio:)
Luis Felipe
25/11/2019
Boa Noite estarei em munique do dia 21 a 27 de dezembro.
Gostaria de saber se o campo de concentração dachau estará aberto no dia 25/12 e se voce tem a possibilidade de fazer o tour guiado nesta data., e qual o valor? para duas pessoas eu e minha esposa.
Destino Munique
27/11/2019
Olá Luis,
Infelizmente estaremos de recesso nesta data. O local geralmente funciona no dia 25, já dia 24 não.
Mariana G.
06/09/2016
Oi Camilian, como eu faço pra voltar de Dachau para Munique? E chegando lá, como eu faço pra ir até o Allianz Arena.. será que dá tempo de fazer os dois passeios no mesmo dia? Assim eu aproveitaria o ticket de transporte para o dia inteiro.
Obrigada!
Destino Munique
07/09/2016
Olá Mariana,
Da mesma forma do percurso da ida (descrito no post). Para visitar o Arena voce terá que voltar para Munique até a estação Marienplatz e pegar o metrô linha U6, descendo em Fröttmaning, que é a estação do estádio, cerca de uns 15 minutos de caminhada. Fica bem corrido fazer estes dois programas no mesmo dia devido à distância, mas não impossível. 🙂
Vanessa
15/12/2019
Olá!
Esse passeio é de um dia inteiro ou é possível compartilhar com outra atração em Munique?
Obrigada!