Malta no verão com crianças: dicas para um super roteiro!
Última atualização em 24 de janeiro de 2020 by Destino Munique
A república de Malta era um destino que estava na nossa lista há alguns verões aqui na Europa e finalmente conseguimos visitar este país, formado por 3 ilhas no mar mediterrâneo: Malta, Gozo e Comino. Malta com crianças
Malta é novidade para muita gente, mas é um destino bastante procurado por intercambistas brasileiros, pelos melhores preços quando comparado a Londres e Dublin, por exemplo, e pelo clima bom praticamente o ano todo.
Há dois idiomas falados no país, o Inglês, pois Malta já foi uma colônia inglesa, e o Maltês. E grande parte dos seus visitantes são ingleses. A moeda local é o euro. Malta com crianças
Nós ficamos 7 dias em Malta, no alto verão (agosto), época mais quente e uma das mais cheias devido às férias de verão na Europa. Sentimos essa sensação de lugar lotado apenas em um passeio que fizemos, quando visitamos a Lagoa Azul, na ilha Comino (vou contar mais adiante).
7 dias é um ótimo tempo para explorar bem o país, conhecemos bastante coisa mesmo com o nosso filho, na época com 1 ano e 1 mês. Neste post vou deixar dicas para quem planeja visitar Malta com crianças.
Aeroporto de Malta
O aeroporto fica a poucos quilômetros da capital Valetta. É pequeno mas estruturado, com opções de restaurantes e cafés, acessibilidade boa e para quem está com crianças pequenas, fraldários e local para amamentar.
Nós alugamos um carro pela Rentcars e foi bem fácil retirá-lo e devolvê-lo. Tudo bem sinalizado. Para quem quiser usar transporte público, há ônibus saindo para as cidades (veja a programação com os horários e linhas de ônibus).
Nós voamos de Munique pela Air Malta, num vôo direto e foi bem okay.
Locomoção em Malta Malta para crianças
Pra nós a melhor forma foi alugando um carro, pois com criança pequena otimizou bastante o tempo para se deslocar e principalmente pelo conforto. Por ser uma ilha de colonização inglesa, a mão também é inglesa. No primeiro momento foi estranho, mas como brincamos, só seguir o fluxo e atentar se as placas estão na sua direção.
Notamos que há ônibus por toda Malta, inclusive para chegar nas praias que achamos mais bonitas. Nós não usamos este meio de transporte, mas pesquisando sobre Malta, encontramos diversos relatos de pessoas que usaram o ônibus como meio de locomoção.
Hospedagem em Malta Malta para crianças
Malta tem regiões e hotéis para tudo que é gosto e faixa etária. Nós optamos em nos hospedar em um lugar menos badalado com relação à vida noturna, mas com uma estrutura legal por causa do nosso pequeno, com restaurantes próximo e perto da praia. Ficamos na região de St. Pawl Bay, em Qwara, no hotel Seashell Resort at Suncrest.
É um hotel bem grande e familiar, com café da manhã bom, tamanho do quarto ótimo para quem está com crianças e área de lazer boa. Tinha recreação para crianças na piscina mas para quem quisesse mais sossego, há no hotel uma piscina em uma outra área reservada só para adultos. O mais legal: a área das piscinas era de frente pro mar e com acesso a partir do hotel.
Um outro ponto bom da localização deste hotel foi as diversas opções de restaurantes próximos e prontos para receber crianças.
O que fazer em Malta com crianças
Como fomos no verão e o calor é bem intenso, foi uma viagem para curtir as praias do país durante o dia, e de tarde, quase no final do dia, passear pela parte histórica das cidades.
Dicas de praias em Malta para crianças
O mar em Malta é bem tranquilo, sem ondas e com a temperatura da água boa (por volta de 25 graus no verão), ótimo para crianças. Algumas praias são de pedra mas há ótimas opções de praias com areia.
A praia perto do nosso hotel era de pedra, mas formava em diversos pontos piscinas naturais deliciosas, com acesso fácil, em algumas até uma escada tinha (igual de piscina mesmo). O trecho que mais gostamos ficava próximo a um navio naufragado, bastante famoso na região, perto do Café del Mar (um local top que não visitamos desta vez, ficamos apenas na vontade rs).
A maioria das praias de areia ficam na região de Mellieha. Fomos na Mellieha Bay, uma praia de areia queridinha pelas famílias e de fácil acesso. O inconveniente desta praia é o pouco espaço na areia que fica para quem não deseja alugar cadeira de praia/guarda-sol, a praia é tomada por elas. Lota cedo.
A praia que mais gostamos e que o nosso filho mais aproveitou foi a Golden Bay. Além de linda, não fica tomada por estas cadeiras, contudo de ter a opção para alugar para o dia inteiro e é bem familiar. Bem próxima a ela fica a Riviera Bay, também de areia. Há também um restaurante com uma vista linda para praia.
Outra praia que gostamos muito e foi a mais bonita que fomos foi a Paradise Bay. Também de areia, mar tranquilo, porém a faixa de areia é menor, mas ficamos praticamente 80% do tempo dentro da água.
Um passeio que fizemos que era o que tínhamos a maior expectativa pela beleza do local, mas já tínhamos consciência da pouca estrutura, foi a Blue Lagoon, na ilha de Comino. O lugar é incrivelmente lindo, mas não foi o melhor passeio com uma criança muito pequena. Não tem espaço para os pequenos brincarem, apenas rochas e uma faixa de areia limitadíssima tomada por cadeiras/guarda-sol (valores variavam de 5 a 10 euros, depende da área que você escolher ficar). Por outro lado, para as crianças maiores, a água é uma verdadeira piscina, não necessitando ficar fora.
A dica é ir no primeiro horário, pegar o primeiro barco, que parte às 9h, no porto de Cirkewa, onde há estacionamento. Ficamos a manhã na ilha, e mesmo com barcos retornando a Malta de meia em meia hora, segundo as informações no local, há atrasos e o porto é super sem organização, pequeno, sem filas e sem informações. É um lugar que sem criança pequena você encara e se você tiver muita vontade de ir (como nós tínhamos).
Uma dica é levar o que comer pro seu filho pois as opções de comida que há na ilha não são para crianças pequenas. Particularmente nem nós comemos lá. Evite também ir aos fins de semana. Nós fomos em uma terça-feira e o dia estava nublado (e local em questão de horas tornou-se um formigueiro).
Aquário Nacional de Malta
Bem pertinho do hotel ficava o Aquário Nacional de Malta, uma ótima atração para as crianças e adultos. Bem ao lado do aquário há um playground/parquinho bem legal para os pequenos. Programa aprovado também para dar uma amenizada no calor.
Sempre visitamos aquários com nosso pequeno em viagens (ele adora) e ficamos mais certos da visita após ler a dica da querida Carina do blog Viajoteca, que visitou o local com a sua família.
Na nossa pesquisa de atividades com os crianças durante o verão em Malta achamos o Malta Marine Park. Nos pareceu bem interessante mas para crianças maiores.
Centro histórico e restaurantes em Malta com crianças: Valleta, Mdina, St. Julian e Marsaxlokk
No final dos dias em Malta aproveitávamos para conhecer a parte histórica das cidades e jantarmos em restaurantes bacanas, com bons reviews sobre levar crianças.
Foi bem tranquilo passear com nosso filho nas ruelas de Valleta, Mdina e St. Julian, tanto a pé como de carrinho. Mdina particularmente é apaixonante! Uma cidade com ar medieval, misterioso com sua muralha preservada e cheia de ruelas charmosas! Valleta e St. Julian também nos encantou.
Como fizemos um passeio estilo “se perder e se achar” pelas ruas destes centrinhos, fomos descobrindo os pontos turísticos na hora (sem planejamento como de costume).
Fomos em restaurantes também muito bacanas nestas três cidades. Todos com quesitos bom atendimento para famílias, cadeirinha pra bebês e trocador no banheiro aprovados 🙂
Em Valleta jantamos no D´Office Bistro, que tinha um risoto de abóbora que o nosso filho adorou. No local tinham outras famílias com pequenos. O atendimento foi ótimo, foi uma super dica gastronômica do blog da Lala Rebelo. Como chegamos no final da tarde, conseguimos lugar, mas para ir à noite, o ideal é reservar pelo que nos pareceu (pode fazer online).
Em St. Julian seguimos mais uma dica do blog da Lala: degustamos uma deliciosa pizza com uma vista top para baía Spinola no Raffael Restaurant.
Em Mdina jantamos com uma vista lindíssima da região no Palazzo de Piro, onde fomos muito bem atendidos também. Fomos sem reserva, também em um final de tarde, mas é possível fazer reserva online.
Em um dos dias da viagem resolvemos almoçar na vila de pescadores Marsaxlokk, famosa pelos seus barquinhos coloridos e feira de artesanato na sua orla. Queríamos saborear peixes e frutos do mar, e como havíamos planejado o dia nesta parte da ilha, paramos por lá. A pedida foi o La Capanna, super aconchegante e pratos deliciosos. Tinha cadeirinha infantil e o chef fez um prato especial pro nosso pequeno. Valeu a visita na cidade pelo restaurante.
Outros passeios em Malta com crianças
A Popeye Village, em Mellieha, é certamente um lugar bem legal para as criancas (e adultos também). Nós nao chegamos a visitar a pequena vila pois quando chegamos lá o nosso filho tinha dormido após uma manha de praia. Ficamos de voltar no local depois e nao voltamos. Ficamos apenas admirando o local do alto com uma paisagem de tirar o fôlego. O local trata-se de uma vila cenográfica onde o clássico Popeye foi filmado, à beira mar, com atividades e encenacoes para os seus visitantes, remetendo ao filme.
Um outro passeio que também fizemos de forma “panorâmica” e quem nos auxiliou com dicas foi a querida Aline Dota autora do blog Contando Destinos, foi “avistar” a Blue Grotto, pois de fato nao fizemos o passeio de barco por dentro das grutas, por motivo de seguranca ao nosso filho (achamos nao apropriado), mas tivemos a chance de avistar do alto em um mirante super bacana a regiao e a porta de entrada da gruta. No blog da Aline tem toda as dicas para este passeio de forma completa 🙂
Esta foi a nossa primeira aventura no verão europeu com uma criança 🙂 Malta é um país super receptivo para viajar e agradar as crianças.
Espero que as dicas inspirem você, que também tem pequenos como nós, a visitar Malta, pois sim, é possível, de forma tranquila e deixando o local com a sensação de ter curtido bastante 🙂
Planeje a sua viagem conosco!
O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.
Hospedagem em Malta: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!
Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!
Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!
Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.
Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.
Um beijo, Camilian
Destino Munique
06/06/2019
Foi uma viagem maravilhosa 🙂
Obrigada pela dica, Carina 🙂
Mirella
27/05/2019
Opa! Obrigada por compartilhar o post da carina 🙂
Malta é muito bacana, ne?
Destino Munique
29/05/2019
🙂
Muito, adoramos 😉
Carina Dittrich Balvedi
05/06/2019
Oi, Camilian!
Pelas fotos, vcs se divertiram muito mesmo! Malta é uma graça, não é mesmo?!
Obrigada por divulgar o post.
Beijos pra vcs!!