Munique de carro: dicas diversas
Última atualização em 6 de dezembro de 2016 by Destino Munique
Algumas dicas importantes pra você que estará de carro na cidade 😉
Já escrevi em posts anteriores que em Munique você não precisa de carro para conhecer a cidade, pois tem uma excelente rede de transportes público e taxi, caso necessário.
Quando a ideia é passear um pouco pelos seus arredores, alugar um carro é uma opção boa, talvez não a mais barata, mas para quem gosta de dirigir, quer conhecer as famosas estradas sem limite de velocidade chamadas Auto Bahn ou simplesmente não gosta de andar de transporte coletivo.
No post de hoje trago alguns lembretes e dicas, pra você que pretende ficar de carro na cidade.
Onde alugar carro?
Há muitas opções de locação de carro na cidade e de fácil acesso para retirá-lo e devolvê-lo. Tente localizar sempre uma perto do seu hotel, ou se preferir ir do aeroporto para o hotel de carro, por lá você já encontra as locadoras.
Alguns links para ajudá-los na busca de carros para alugar:
-
Aeroporto: Lista (em inglês) com todas as empresas que prestam este serviço no aeroporto.
-
Estação central (Hauptbahnhof): Procure a opção Mietwagen e clique nela. Abrirá uma lista com as empresas neste local e seus contatos.
Dica: Reserve pela Internet e com antecedência. Os preços são melhores que na hora. Particularmente, uso sempre a Sixty.
Os hotéis oferecem estacionamento?
Nem todos oferecem estacionamento, principalmente os localizados no centro da cidade, que são antigos. Verifique esta opção, pois estacionar na rua pode ser complicado, não é permitido estacionar em todos os lugares, além de não ser na maioria das vezes gratuito.
Como identificar se posso estacionar em uma rua?
Há sinalização com placas no lado da rua que você é permitido estacionar, e com o horário e dias permitidos. Você precise se atentar se neste local permitido você precise pagar ou não.
Precisando pagar, estacionando o carro, é necessário você se dirigir a guichê automático para obter um Parkschein, que é um ticket para colocar no pára-brisas do seu carro, com o horário que você estacionou. Se você estacionar o seu carro e não tiver este papel ou até mesmo se você estiver ultrapassado o período informado, você será multado.
Quando o local não é sujeito a cobrança, é preciso que você coloque no pára-brisas do carro uma espécie de reloginho chamado Parkscheibe, informando a hora que você estacionou. Geralmente estes gratuitos são de no máximo de 2 horas. No porta luvas dos carros alugados tem geralmente este reloginho, senão, faça um papel e escreva a mão a data e a hora na qual você estacionou.
Onde há estacionamentos na cidade?
Há na cidade diversos estacionamentos, chamados Parkhäuser. Neste link você encontrá uma lista com todos os Parkhäuser da cidade por região/bairro. Identifique os lugares por onde você vai passar ou se hospedar (caso no hotel não tenha vaga) e visite as páginas individuais dos mesmo para checar como funciona, valores e horários.
Listei alguns localizados no centro da cidade.
- Marienplatz Großgarage
- Hauptbahnhof
- Elisenhof (prédio comercial ao lado da Hauptbahnhof)
- Garagem subterrânea na estação central (Tiefgarage Hauptbahnhof)
- Praça Karlsplatz-Stachus
Há estacionamento próximos às estações de metrô/trem?
Sim, os chamados Park & Ride (P+R). A empresa responsável oferece vagas em estacionamentos juntos as estações (veja o mapa com as estações e os estacionamentos, com o número de vagas disponíveis em cada).
Estas vagas não são para pernoites e o local fica aberto enquanto funciona o metrô/trem. Ao parar o carro por lá, informe-se no local (nas placas de sinalização) sobre o horário. Esta iniciativa do governo é para reduzir o engarrafamento na cidade, principalmente durante os dias úteis.
Em algumas estações o estacionamento é gratuito. Os preços variam conforme a estação.
Para todas as modalidades de estacionamento, atente-se às vagas destinadas a idosos, grávidas e cadeirantes.
Um outro lembrete importante: cuidado com as bicicletas. Por toda a cidade há ciclovias, tendo a preferência o ciclista quando não há sinal de trânsito. Outro fato a atentar, é que muitos, com ou sem sinal, infelizmente não respeitam e outros andam na contra mão.
Procurando hospedagem em Munique? Reserve no Booking e colabore com o nosso blog, sem nenhum custo adicional pra você viajante e aproveitando as melhores ofertas de preços.
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
28/02/2019
Olá Adoria,
É uma longa distância, mas uma estrada bem sinalizada e com gps não tem erro 😉
Se você deseja passar em Munique antes, coloque então Munique/Marienplatz como primeiro destino pois neste percurso você não passará necessariamente por dentro de Munique 😉
Boa viagem!
CESAR MACIEL
20/10/2017
Primeiramente, parabéns pelo blog!
Informações extremamente úteis em um site esteticamente agradável e de fácil navegação.
Esse ano, antes de uma temporadinha de snowboard em Innsbruck, tive a oportunidade de passar 4 dias em Munique e me vali de muitas de suas dicas para otimizar minha visita. Foi tudo perfeito!
Estou pretendendo voltar no começo de fevereiro/2018 e estou com a seguinte dúvida: sei que é imprevisível, mas, via de regra, no alto inverno é tranquilo dirigir de Munique para Garmisch/Zuspitze? Há algum risco de estradas fecharem? Algum cuidado especial devo ter?
É que, antes de ir à Áustria de novo, estou querendo conhecer o padrão alemão de estações de ski.
Desde já, muito obrigado por qualquer ajuda.
Cordialmente,
Cesar
Destino Munique
27/10/2017
Olá Cesar, obrigada por nos acompanhar e pelo feedback 😉
O cuidado especial nesta época é sempre verificar se o carro que utilizará está com as rodas de inverno (geralmente a locadora já troca as rodas nesta época, mas é bom perguntar) e ter atenção na direção se pegar neve na estrada. As estradas principais geralmente são desobstruídas da neve quando há ocorrência.
Munique-Garmisch é via auto bahn, logo as condições são sempre as melhores 😉
Julio
16/05/2017
Olá Rafael,
Em breve estarei viajando de carro pela Europa e me surgiu uma dúvida.
Sairei de Viena para Salzburgo e depois pretendo ir a Munique.
Para entrar em Munique de carro preciso de alguma permissão especial (passe, selo, etc)?
Agradeço se puder ajudar, obrigado.
Destino Munique
19/05/2017
Olá Julio,
Pelo o que eu saiba, não, porém o ideal é se informar com a locadora do veículo na Áustria, informando que o seu destino é a Alemanha 😉
RAFAEL CORMACK
28/02/2017
Oi Camilian, gostei do post e parabéns pelo blog.
To procurando algumas informações mas to com dificuldade, poderia me ajudar?
Em setembro irei fazer uma viagem com minha esposa. Sairemos de Viena de trem, pararemos em Salzburg para alugar um carro e ir para Hallstatt em seguida.
A dúvida está na nossa volta, se voltamos direto para Munique com o carro e devolvemos lá (estamos na dúvida se sairá muito caro a devolução em outro país) ou se devolvemos o carro onde alugamos, em Salzburg mesmo, e daí pegamos uma condução (trem, onibus, etc) para Munique.
O que você recomenda?
Obrigado e abraços.
Destino Munique
01/03/2017
Olá Rafael!
Obrigada pela visita e pelo feedback do nosso trabalho 🙂
O ideal é consultar com a locadora o valor desta taxa para comparar com o valor das passagens de trem.
O tempo de deslocamento Salzburgo-Munique de carro e de trem é quase o mesmo 😉
Edna Inoue
16/12/2016
Olá Camilian! Agradeço pelas valiosas informações mas tenho dúvidas quanto a dirigir em Munique pois algumas pessoas informam que preciso de uma Permissão Internacional para dirigir e outras dizem que basta a Carteira Nacional de Habilitação. Você poderia me informar? Agradeço desde já.
Destino Munique
18/12/2016
Olá Edna!
Não precisa de PID não, apenas com a CNH você aluga um carro aqui na Europa ?
ANA LUIZA SOUZA
17/11/2016
Olá Camilian!
Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Amei as informações e a clareza das informações 🙂
Gostaria de tirar uma duvida em particular: Pretendo ir com minha família para Munique (esposo, filho de 4 anos, sogro e esposa dele), em março/2017. Me interessei pelo passeio a Zugspitze,(meu filho pode aproveitar e brincar neste passeio?).. pensamos em conhecer algumas cidades próximas e pensamos em visitar Innsbruck também. Tudo isso de 03/03 a 06/03 (loucura ou não?)
Escolhemos Munique por ser um local maior, onde podemos voltar e ainda explorar algumas atrações, mas caso tenha sugestões de cidades, adoraria saber!
Bom, a duvida é: seria vantajoso alugarmos um carro? Qual o custo médio da gasolina, estacionamentos, etc?
Sobre o metrô, tive algumas duvidas sobre o passe diário (preço para mais de 1 pessoa) e o que a tarifa cobre (se ida e volta, ou somente ida).
Muita coisa, né? 🙂
É que será nossa primeira vez na Europa… aliás, chegaremos por Londres e pretendemos ir direto para Munique (voltaremos por Londres também). Daí estamos planejando conhecer Munique, Paris e Londres (em 10 dias).
Você poderia, por favor, me dar uma ajudinha?
Desde já te agradecemos muuuito!
Ah, só mais uma coisa: quais as temperaturas enfrentaremos no inicio de março (a partir do dia 03/03)… queria muito alguns dias com neve!
Destino Munique
17/11/2016
Olá Ana Luíza,
Obrigada pelo feedback 🙂
3 dias para Munique e isso tudo rs é pouco demais rs. Tenha pelo menos dois dias inteiros em Munique, e um dia inteiro para cada bate e volta. Infelizmente não tenho como passar estes custos com carro (valores de gasolina, estacionamento), pois varia muito (onde, distâncias, tempo). Os passes diários do Metro (dayticket) são válidos para o dia inteiro, ilimitadas viagens de acordo com a zna/anel que você comprou (tem posts aqui no blog sobre como funciona o transporte em Munique :))
O tempo é algo que não dá muito para garantir, mas neve vocês terão nos alpes certamente.
Sobre o tempo para o roteiro em geral, acho que vocês precisariam de mais alguns dias. Londres e Paris demandam pelo menos 4 dias inteiros (dureza!) e ainda tem que considerar o deslocamento que vocês terão. Se voce conseguisse encaixar mais 2 dias pelo menos, seria corrido mas caberia tudo que voce quer fazer neste roteiro 🙂
Espero que ajude 😉
Adoria
26/02/2019
Parabéns pelo post Camilian! Gostaria de saber se é tranquilo sair dirigindo já do aeroporto de Munique em direção a Fussen. A estrada é próxima? Você considera melhor alugar o carro e sair dirigindo do aeroporto ou da estação central de metrô para quem está dirigindo pela primeira vez na Alemanha? É pq assim eu poderia conhecer a Marienplatz que tenho vontade. Obrigada.