Palácio e jardins de Schleissheim: saindo da rota turística
Última atualização em 3 de novembro de 2019 by Destino Munique
Que a Alemanha é conhecida por diversos castelos e palácios não é nenhuma novidade. Muitos são visitados por milhares de pessoas do mundo todo o ano todo (como o Castelo Neuschwanstein) e outros, que não fazem parte da rota turística, são mais tranquilos de serem apreciados e visitados. Hoje vou contar sobre um palácio real belíssimo pertinho de Munique, o Palácio de Schleissheim.
Situado em Oberschleissheim, a cerca de 20 km do centro de Munique, o Palácio de Schleissheim é mais uma das heranças belíssimas da era Wittelsbach na Baviera.
Com o estilo predominante barroco, o palácio foi a primeira residência de verão dos soberanos bávaros próxima a Munique.
O complexo é compostos por 3 palácios edificados em diferentes épocas: Antigo Palácio de 1616 (Altes Schloss), Novo Palácio de 1701 (Neues Schloss) e Palácio do Lustheim de 1684, além de um belíssimo jardim, que é um dos poucos que permaneceram no estilo barroco sem modificações na Alemanha, com fontes e um parque gigantesco com muito verde.
É um ótimo passeio também para fazer com crianças e com boa acessibilidade.
O complexo foi bastante destruído na segunda guerra mundial, passando por muitas restaurações e reaberto ao público em 1972. O Palácio Novo contém belíssimos afrescos nas paredes e nos tetos, além de pinturas de artistas bávaros conhecidos como Van Dyck, Tintoretto e Veronese. O salão principal é utilizado hoje para eventos e exposições. O palácio Lustheim possui uma belíssima coleção de porcelanas utilizadas pela família real.
O lugar é muito bonito, um conjunto de arquitetura barroca e natureza ao redor. Entre os meses de abril e setembro é possível fazer um passeio muito romântico de gôndola no canal central do parque.
A gôndola é tipicamente italiana e o gondoleiro se veste com os trajes originais de veneza. A capacidade é de 6 pessoas e há diversos tipos de passeios, privativo, em grupo, com direito a música e champagne. Para informações atuais sobre o funcionamento e valores, visite a página oficial deste serviço.
E o que não podia faltar neste local: um restaurante com Biergarten bem tradicional. A cerveja servida é da Hofbräuhaus e a comida uma delícia. Fica a dica para se deliciar com o strudel de maçã (Apfelstrudel) servido com sorvete de creme e calda de baunilha 😉
Algumas dicas para a sua visita 🙂
Como chegar no Palácio Schleissheim
Vindo do centro de Munique, trem linha S1 (S-Bahn) sentido aeroporto (Flughafen). Descer na estação Oberschleissheim, onde haverão placas indicando o sentido do castelo. Cerca de 10 minutos a pé a partir da estação.
Quanto custa a visita
Antigo Palácio: 3 euros
Novo Palácio: 4,50 euros. Há disponível audio guide em inglês, alemão, italiano e francês.
Lustheim: 3,50 euros
Todo complexo (Gesamtkarte): 8 euros
Obs: valores de 2019 (fonte)
Horário de funcionamento do Palácio Schleissheim
De abril a setembro: 9h às 18h
De outubro a março: 10h às 16h, sendo que às segundas não funciona.
Dias que não funciona: Às segundas-feira, dias 24, 25 e 31 de dezembro, 1 de janeiro e terça de carnaval.
Dicas anotadas?! Curta muito o passeio neste lugar maravilhoso!
Leia também aqui no blog 🙂
Palácio Dachau: saindo da rota turística
Palácio Residência de Munique e o Jardim da Corte Hofgarten
Palácio Nymphenburg e seus jardins
Castelo Blutenburg: sossego e tranquilidade perto de Munique
Fonte histórica e das informações do funcionamento do local com base no site oficial da administração dos palácio e castelos na Baviera
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
29/01/2017
Olá Alessandra,
Os ingressos podem ser comprados no próprio castelo, não havendo a necessidade de reserva antecipada. É um passeio belíssimo! 🙂
ALESSANDRA BORGES
20/01/2017
Ótimas dicas, adorei. Saberia dizer onde eu compro ingresso para esse castelo?