Rota Romântica na Alemanha: dicas essenciais
Última atualização em 28 de abril de 2023 by Destino Munique
Rota Romântica: principais dicas de uma das rotas mais belas na Alemanha
Com o crescimento do turismo na Alemanha, a famosa e belíssima Rota Romântica passou a ser um dos destinos mais procurados e visitados não só por nós brasileiros, mas como turistas do mundo todo. Como moradora do estado onde fica esta rota (Baviera) e por estar frequentemente visitando esse destino encantador, compartilharei aqui neste post muitas dicas para o seu roteiro de viagem 🙂
Um mix de pequenas cidades medievais com belezas naturais, castelos, casas de enxaimel, campos verdes, parques eólicos e vinhedos, a Rota Romântica se estende por quase 400 km de estrada, da cidade Würzburg até Füssen, de norte a sul no estado da Baviera. No total, são 28 cidades, com muitos pequenos vilarejos nesta lista.
Munique não faz parte desta rota como muitas pessoas pensam, mas devido à proximidade, é uma excelente pedida de combinar uma visita à cidade se o seu motivo de viagem à Alemanha for a Rota Romântica
Não deixe de conferir: hotéis que recomendamos em Munique
Por incrível que pareça, não existem registros históricos oficiais de onde, quando e por quem esta rota foi inserida na Baviera. O que se sabe é que, a rota foi se destacando principalmente na reinvenção e reestruturação do turismo na Alemanha, principalmente para apagar a imagem do governo Nazista que mancha até os dias de hoje a imagem do país, atraindo muitos turistas para saber um pouco mais sobre temas relacionados a segunda guerra mundial. Esta reformulação deu certo, focando nas belezas locais, romantismo e um passeio para realmente relaxar como se estivesse em um mundo de conto de fadas.
No finalzinho da rota, há um outro destino procurado por ciclistas do mundo todo: a Via Cláudia Augusta, passando pelo trecho que liga Augsburgo a Füssen, construída pelos romanos há mais de 2.000 anos atrás, ao longo de um rio chamado Lech, cruzando a região dos Alpes, estendendo-se até o norte da Itália. Essa via foi de grande importância cultural e comercial para o Império Romano, sendo a principal via dos romanos ao longo dos rios Danúbio e Lech, ligando o sul da Alemanha a Itália.
Agora vamos com as informações úteis pra você planejar este incrível passeio 🙂
1 – Qual seria o melhor sentido da rota a se fazer?
Se possível, inicie a Rota Romântica a partir da cidade Wurzburgo e descer até Füssen/Schwangau. Mas por quê? Pelo fato de vocês irem direção a região dos Alpes. É lindo demais na estrada ir avistando os alpes no horizonte.
Você pode programar a sua chegada pelo aeroporto de Frankfurt, o mais próximo do começo da rota e a volta pelo aeroporto de Munique, caso não siga viagem para outros destinos. Em ambos há voos para o Brasil.
Vale a dica! Chegando por Frankfurt, você pode ainda incluir um dia em Heidelberg, a cidade do romance alemão.
2 – Quantos dias reservar para a Rota Romântica?
Para conhecer bem as cidades maiores e visitar as suas principais atrações, pelo menos uns 4 a 5 dias. Em algumas cidades você precisará de quase que um dia inteiro; outras apenas uma ou duas horinhas, por serem muito pequenas, resumidas a uma praça com um centrinho histórico.
Reserve conosco! Vai estar em Munique e gostaria de visitar algumas cidades da Rota Romântica em um bate-volta, de carro com motorista e guia em português? Nos contate via [email protected]
3 – Como escolher as cidades para pernoitar?
As cidades maiores oferecem mais atrações para visitar e opções gastronômicas, ofertando assim também mais opções de hospedagem. Uma outra vantagem de pernoitar em uma cidade maior é ter uma vida noturna um pouco melhor, com mais opções de restaurantes.
Vale lembrar que, normalmente nas cidades pequenas na Alemanha – como a grande maioria das cidades da Rota Românica – a vida noturna se encerra por volta das 21h, ou seja, não se programe para jantar muito tarde.
Não deixe de ler: 5 fatos curiosos sobre os restaurantes na Alemanha
Ficar nas cidades maiores e mais cobiçadas tem um custo maior (principalmente na hospedagem) do que em cidades menores e às vezes próximas à rota. Se você quiser economizar neste sentido, é um bom critério de escolha.
Uma outra prática dos viajantes é de não fazer reservas de hotéis e sim dormir na última cidade visitada no dia. A desvantagem são preços maiores nos hotéis, pois reservando com antecedência se tem melhores preços, além do risco de não conseguir ficar exatamente na última cidade destino (por falta de opção de vagas em hotéis – geralmente na alta temporada), tendo que buscar opções em cidades próximas.
4 – Onde se hospedar na Rota Romântica? Dicas de hotéis na Rota Romântica.
Levando em consideração o critério de cidades que demandam mais atenção, com mais atrações, boas opções gastronômicas e de hospedagem, as minhas dicas são:
Würzburg (centro histórico, Palácio Residenz, que é patrimônio da Unesco, Fortaleza Marienberg e vinhedos)
Hotéis recomendados em Würzburg: Mercure Hotel Würzburg | Best Western Premier | Hotel Würzburger Hof | Hotel Greifensteinerhof
Rothenburg ob der Tauber (centro histórico medieval, tour noturno na cidade, muralhas e museu do Natal)
Hotéis recomendados em Rothenburg: Hotel Reichs-Künchenmeister | Hotel BurgGartenPalais | Hotel Einsenhut | Romantik Hotel Markusturm | Burghotel | Hotel und Gasthof zur Sonne
Dinkelsbühl (centro histórico medieval)
Hotéis recomendados em Dinkelsbühl: Helzelhof Hotel | Hotel Gasthaus zur Sonne | Hotel Luise
Augsburgo (centro histórico e diversos museus)
Hotéis recomendados em Ausburgo: Holiday Inn Express Augsburg | Steingeberger drei Mohren | Hotel Augusta
Füssen/Schwangau (centro histórico, castelos Hohenschwangau e Neuschwanstein, montanha Tegelberg com subida de teleférico)
Hotéis recomendandos em Füssen: Hotel Schlosskrone | Luitpoldpark-Hotel | Hotel Sonne | Hotel Hirsch | Hotel Füssen
Os hotéis que recomendamos são com base nas nossas viagens, feedbacks de amigos e dos nossos clientes 😉
5 – Qual a melhor forma de fazer este trajeto?
Sem dúvidas de carro. Ganha-se tempo e novamente a possibilidade de fazer paradas entre as cidades, além de não ficar preso a ter que passar mais ou menos tempo em uma cidade. Analogamente vale esta opção para moto e motorhome, para durante as estações quentes 😉
Para quem não quer arriscar dirigir aqui ou não quer ter esta preocupação, existe a opção de fazê-la de ônibus através de uma cooperação de empresas de transporte rodoviário na Alemanha chamada Europa Coach Road, que conecta todas as cidades da rota, entre os meses de abril e outubro, às quartas, sábados e domingos.
Os turistas que chegam de avião podem tomar esta linha de ônibus nos aeroportos de Frankfurt e Munique. Particularmente não tenho experiência neste trajeto de ônibus, pois só fiz esta viagem de carro.
As cidades maiores disponibilizam também transporte ferroviário, operado pela empresa Deutsche Bahn (trens regionais – RB, RE e trens de alta velocidade – ICE). Existem ônibus intermunicipais que fazem a conexão das cidades que não tem trem.
6 – Há pedágios na Rota Romântica?
Não há pedágios. Vale lembrar que na Alemanha inteira não há pedágios.
Leia também: Dirigindo na Autobahn na Alemanha: dicas e cuidados
7 – Qual é a melhor época/estação do ano fazer a Rota Romântica?
Devido ao risco de neve (principalmente no mês de janeiro) e os dias serem mais curtos (escurece cedo) durante o inverno, esta não seria a melhor estação do ano para este passeio.
8 – A Rota Romântica é uma Auto Bahn?
Não. A rota não pertence ao grupo de estradas de alta velocidade alemã – Auto Bahn. Importante ficar atento a este detalhe, devido ao limite de velocidade.
9 – Preciso ter um GPS no carro para fazer a Rota Romântica?
Há bom sinal de rede móvel de dados neste percurso, porém ter um GPS (atualizado, se você trouxer o seu no caso) no carro nunca é demais.
Nós indicamos o chip de internet da empresa Viaje Conectado, que você recebe em casa antes de iniciar a sua viagem 🙂
Extra: deixo aqui os links para as empresas de transporte citadas neste post 😉
Europa Coach Road (ônibus na Rota Romântica) | Deustche Bahn (trens na Rota Romântica e toda Alemanha)
Se tiver dúvidas e perguntas, deixe aqui em comentários, para compartilhar também com os outros leitores 🙂
Leia também aqui no blog os posts sobre as cidades da Rota Romântica 😉
Würzburg: dicas da primeira cidade da rota romântica sentido Alpes
Rota Romântica: um dia em Rothenburg
Dinkelsbühl: uma jóia na Rota Romântica
Rota Romântica: Landsberg am Lech
Castelo Neuschwanstein: como visitar e todas as dicas para um dia de encanto
Rota Romântica: Augsburgo, uma das cidades mais antigas da Alemanha
Planeje a sua viagem conosco! O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos. Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços! Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa! Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado! Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa. Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos. Um beijo, Camilian
Destino Munique
09/10/2019
Olá Josilaine,
Acabei de responder o seu e-mail 🙂 Fico feliz que esteja gostando das dicas!
Se você tem 4 dias para a rota, sugiro então passar por Augsburgo e dormir em Füssen 🙂 Assim você aproveita melhor Füssen e faz com calma o passeio em Schwangau/Castelo Neuschwanstein 🙂
Até breve em Munique!
Audrei
07/10/2019
Olá
Vou fazer a rota romântica na primeira semana de Fev/2020. Pretendo sair de Frankfurt de carro em direção a Munique.
Minha duvida é em qual cidade devo ficar 2 noites. Qual delas tem mais estrutura durante o inverno?
Estou tentando fazer uma rota que inclua algumas cidades da rota dos contos de fada, mas tá difícil, tens alguma sugestão?
Obrigada
Laryssa
21/09/2019
Olá, Camilian, adoro suas dicas! Parabéns!
Pretendo fazer a rota romântica em Maio a partir de Frankfurt e terminando em Munique. Gostaria de continuar a viagem para Suiça, montando base em Lucerna! Qual a melhor maneira de fazer esse deslocamento? Existe trem entre Munique e Lucerna? Obrigada
Destino Munique
02/10/2019
Olá Laryssa,
Fico muito feliz com o seu feedback 🙂
O trajeto seria Munique – Zurique – Lucerna de trem. Funciona super bem 🙂
Cláudia
18/09/2019
Olá td bem ?
Super legal suas dicas .
Teremos do dia 05 a 10 de abril para conhecer uma parte da rota romântica , só que nosso aeroporto é o de Paris .
O que vc nos recomenda saindo de Paris ? Devendo alugar logo um carro ou pegar um voo para uma cidade mais próxima ?
Conseguiríamos fazer isso em 4 dias ?
O que vc sugere assim que sairmos de Paris ?
Destino Munique
18/09/2019
Olá Cláudia,
Obrigada pela visita!
Com 4 dias para deslocamento até a rota a partir de Paris de carro + a rota, pegaria um voo para Frankfurt (ou Munique) para aproveitar este tempo melhor 😉
Luiz Martins
08/08/2019
Olá,
Parabéns pelo blog. Já me ajudou muito em viagens anteriores.
Uma passagem promocional à Tailândia vai nos obrigar (obrigação bem-vinda), no retorno, a três dias em Frankfurt (chegando 05/12, à noite e saindo 08/12, tb à noite).
Vamos aproveitar este período para conhecer ao menos uma parte da rota romântica, surgindo algumas dúvidas
Pensei em ir de carro apenas até Augsburg e retornar, escolhendo no máximo três cidades para realmente parar e visitar.
Onde seria mais indicado fazer os dois pernoites? Quais cidades dedicar mais tempo? P. ex, Würzburg mereceria quanto tempo de visita?
Heidelberg merece um desvio?
Obrigado
Destino Munique
12/08/2019
Olá Luiz,
Muito obrigada pelo contato! Fico feliz que o blog tenha contribuído para a sua viagem! 😉
Exato, essas três cidades seriam as melhores opções, pois ficam respectivamente no começo, meio e fim da rota, permitindo explorar cidades menores próximas e a facilidade de ter um pouco mais de vida noturna.
Perto de Frankfurt fica uma cidade chamada Heidelberg, que não faz parte da rota romântica, porém é muito linda (mais uma opção pra vocês). Caso vocês tenham tempo 😉
Jerusa
17/07/2019
Olá. Pretendo fazer a Rota Romântica no dia 01/12/2019. Sabe me informar como é o tempo na rota nesta época? É comum nevar? Vale a pena fazer a rota nesta primeira semana de dezembro?
Desde já, agradeço!
Destino Munique
21/07/2019
Olá Jerusa,
Dificilmente neva nesta época do ano, mas não é impossível.
É uma época ótima para curtir os mercados de natal nas cidadezinhas, simplesmente mágico!
Paula
08/07/2019
Olá!
Suas informações são ótimas. Obrigada!
Tenho uma dúvida apenas: pretendemos fazer esta rota no segundo semestre de 2020. Teremos em torno de 15 dias. Pensei em começar por Frankfurt, fazer a rota em 4 dias e ir até Munique. Quantos dias são recomendados em Frankfurt e Munique. Há alguma outra cidade que poderia incluir no roteiro e que fechasse no número de dias que teremos?
Destino Munique
01/08/2019
Olá Paula, muto obrigada *-* fico imensamente feliz!
Em Munique recomendo pelo menos 3 dias, já Frankfurt acho que 2 são suficientes. A partir de Frankfurt, antes mesmo de entrar na Rota Romântica, você pode visitar Heidelberg, uma cidade belíssima! Outras cidades lindas quer recomendo, já aqui na Baviera, seriam Bamberg e Nuremberg.
Espero que ajude as dicas 😉
Eduardo
03/07/2019
olá Camilian
otimo seu blog
vou fazer uma viagem do dia 03 a 10 de novembro entrando por Berlim e Chegando em Veneza. Vou fazer de Carro. Programei dias 3 e 4 em Berlim, sair de Berlim em direção a rotemburg odt – pernoitar dia 5 aí. dia 6 ir ate fussen pela Rota romantica e pernoitar lá. dia 7 e 8 visitar munique e arredores, seguir para Italia pela cortina dampezzo onde durmo dia 9 e vou a veneza no dia 10 onde preciso estar as 15 hs.
acha que é bom o roteiro ? consigo conhecer legal esses locais? resolvi perguntar pois estou achando um pouco longe o primeiro trajeto (Berlim ate Rotemburg)- tem alguma dica no meio desse caminho para fazer uma parada ?
Destino Munique
04/07/2019
Olá Eduardo!
Obrigada pela visita e pelo feedback 😉
Erfurt é uma gracinha e no meio do caminho 😉
Mário Borges
22/06/2019
Ola Camila,
Suas dicas são excelentes. Começamos a rota romantica no dia 30 de agosto 2019. Temos 8 dias. Voce acha recomendavel fazer as reservas de hotel de forma antecipada ou podemos faze-las conforme a viagem se desenrola?
Destino Munique
01/07/2019
Olá Mário!
Fico feliz que esteja gostando das dicas 🙂
Nesta época faça as reservas antes, pois é altíssima temporada aqui na Europa 😉
Boa viagem!
Jhonatam
29/05/2019
Olá!
Eu farei a rota no finalzinho de novembro.
Tenho dúvidas sobre as regras de trânsito…
É muito difícil encontrar lugares para parar o carro?
Fazer a rota de trem é muito complicado?
Obrigado!
Destino Munique
29/05/2019
Olá Jhonatam,
Há estacionamento fechado se de rua, sempre com a sigla P 😉
De carro é a melhor forma.
Andrea Lozer
21/05/2019
Boa tarde!
Muito legal as postagens!
Vamos ficar 15 dias na Europa iremos dia 04 de maio chegando dia 5 em Frankfurt para fazermos a rota romântica e depois ir para Itália, porém nosso vôo de retorno no dia 18 é de Frankfurt, gostaria de uma ajuda por aonde começar se devo ir a Berlim ou a Munique?
Destino Munique
23/05/2019
Olá Andrea,
Se for para escolher uma das cidades considerando a logística, Munique é mais favorável, pois está no final da rota e mais próxima da Itália 😉
Audrei
15/05/2019
olá
Estou pensando em fazer a rota romântica na segunda quinzena de janeiro de 2020. Como são os dias nessa época do ano? É possível aproveitar, dirigir? Somos apaixonados por inverno. Meu medo é dirigir mesmo.
Obrigada
Destino Munique
23/05/2019
Olá Audrei,
Nesta época há neve, é um fator a ser considerado. Se vocês tem receio de dirigir com neve, talvez seja melhor fazer a rota fora do inverno, pois de carro é a melhor forma de se explorar bem a magia deste roteiro. 🙂 Porém pode acontcere (como JÁ aconteceu) de não ter neve. lol
Vagner Onesko
07/05/2019
Ola Camilian,
Estou indo para a Alemanha no mês de Junho, pretendo fazer este roteiro com um carro alugado, é necessária a habilitação internacional ou a CNH brasileira já basta.
Obrigado.
Destino Munique
09/05/2019
Olá Vagner,
De acordo com as leis não precisa mais da PID, porém há locadoras que ainda pedem, por ser um documento em inglês. Recentemente tivemos clientes que não conseguiram em Munique retirar o carro reservado pois não tinha a PID, portanto para “garantir” aqui na Alemanha, melhor ter a PID 😉
Boa viagem!
Jair
14/04/2019
Olá Camilian,
Vou fazer a rota romântica de carro, partindo de Frankfurt até Munique.- Pretendo ir até Viena, ja na Áustria, pergunto se ao entrar na Áustria tem que pagar algum valor.- Me disseram também, que na Áustria você paga uma vez só o pedágio, quando você entra no país.-
Abs,
Destino Munique
14/04/2019
Olá Jair,
Exato, você compra um “adesivo” para colar no pára brisa do carro que é o “pedágio” para entrar na Áustria.
Deixo de dica aqui os nossos posts sobre Viena (https://www.destinomunique.com.br/viena-dicas/) e sobre Hallstatt, onde explicamos sobre o pedágio e como comprar este selo 😉 (https://www.destinomunique.com.br/hallstatt/)
Boa viagem!
Sandra Warth
08/04/2019
Olá Camilian,
Lindo post e com muitas informações importantes para nós!!! Vc poderia me dizer se em novembro seria uma boa época para fazer essa linda rota romântica???
Bjs
Sandra Warth
Destino Munique
09/04/2019
Olá Sandra, fico feliz que tenha gostado do post 🙂
Novembro já tem dias mais cinzas e frios, devido à proximidade do inverno. Se voce programar para o final de novembro terá a magia dos mercados/feiras de Natal nas cidades da Rota 🙂
Joao Emilio
10/01/2019
Boa tarde, tudo bem? Estou pensando em fazer a rota romântica e talvez Munique ou Berlim a partir de 20 de fevereiro… O inverno por aí tá muito intenso esse ano? Será que a chance de prejudicar passeios por cauda da neve e frio é alta? Obrigado!
Destino Munique
30/01/2019
Olá João,
Creio que o inverno rigoroso está nos deixando. Na última semana de janeiro tivemos temperaturas acima de 5 graus (o que é bastante para a época).
Creio que não será comprometido em virtude do tempo o passeio de vocês 😉
Aleana
28/12/2018
Olá, tudo bem?
Chegaremos na Alemanha dia 27 de abril no início da tarde por Frankfurt( a saída Tb) e voltamos dia 13 de maio as 23h.
Gostaria de ver as principais cidades da rota romântica, além de Salzburg e Vienna, e de lá pegaremos um voo interno dia 9/05 para Berlin, voltando pra Frankfurt no dia 12 de trem ou no dia 13 de avião caso haja um voo bem cedo pra garantir. Entendo que 15 dias é pouco tempo, mas gostaria de incluir tudo isso, porém to com dúvidas se durmo em Frankfurt e Munique pra fazer os bate voltas da Alemanha ou seria melhor ficar nas cidades pequenas. Também tenho dúvidas se um carro alugado é imprescindível ou dá pra fazer a maior parte de transporte público. O que vc acha?
Destino Munique
28/02/2019
Olá Aleana,
De carro, sem dúvidas!
Mais proveitoso e otimizará o tempo de vocês 😉
CAMILA R
11/12/2018
Bom dia!!!
Esse roteiro da para fazer tranquilo de motorhome? é possível estacionar e dormir pela cidade? Seria um motorhome pequeno.
Destino Munique
17/12/2018
Olá Camila,
Sim, segundo a opinião de clientes nossos que fizeram esta viagem em um motorhome 😉
Há camping para motorhome em diversas cidades da rota 😉
renata azzi
05/12/2018
bom dia!!!
Amei suas dicas!!! Vamos em agosto ou setembro, e estou querendo fazer a rota romantica…gostaria que me ajudasse a escolher as cidades onde pernoitar! Gosto de deixar tudo comprado e reservado. Tenho disponibilidade de ficar uns 7 dias na alamanha, pois pretendo ir à suiça tabm… acha que 7 dias é corrido? Se sim, vou só para alemanha! Quero aproveitar muito….
obrigada
Destino Munique
28/02/2019
Olá Renata,
Pedimos que entre em contato através do nosso e-mail para explicarmos melhor sobre esta nossa consultoria de roteiros na Rota.
[email protected]
Obrigada 😉
Eduardo Jorge Hubaid
25/11/2018
Olá Camilian, parabéns pelo site; nas locadoras de carro, alugam também o GPS? Pode ser no idioma portugues?
Destino Munique
28/02/2019
Olá Eduardo, alugam sim 😉 com o nosso idioma!
JOSILAINE MARIA LIMA GUILARDUCCI Caiafa
09/10/2019
Olá, Camilian!! Adorei suas dicas estou planejando fazer a rota romântica em novembro e estou com uma dúvida em relação a hospedagem se vale apena dormir em Augsburg ou só dou uma passada para conhecer e vou direto para Fussen? Pois iremos fazer a rota em 4 dias. Mandei um e-mail também para você referente ao serviço de guia, pois pretendemos contratar um para Munique.