Roteiro de 1 dia em Munique: dicas e o que fazer

Última atualização em 5 de agosto de 2022 by Destino Munique

Pouco tempo em Munique? Confira um roteiro para aproveitar Munique em 1 dia

Um dia em Munique é realmente pouco, mas às vezes um dia em uma cidade é o que temos disponível durante a nossa viagem. Muita gente também vem a Munique a trabalho, para feiras e congressos ou para fazer uma longa escala no voo de volta ao Brasil. Pensando nisso, escrevi este post com dicas para um roteiro com o que aproveitar em tão pouco tempo na cidade 😉

Uma coisa é certa: você vai deixar Munique com gostinho de quero mais e planejando voltar em breve com mais calma.

A minha maior dica: evite fazer muitos e grandes deslocamentos entre atrações. É cansativo, corrido demais e definitivamente não vale a pena, pois no final das contas você não terá vivenciado nada. Escolha algo que você queira muito visitar na cidade e priorize isso com o tempo que você tem disponível. Pra mim isso vale para qualquer viagem.

Se você precisa ir para o aeroporto neste dia, de trem, ônibus ou taxi, calcule pelo menos umas 3 horas antes do seu embarque para seguir para o aeroporto. Parece muito, mas considere o deslocamento até o aeroporto (40 min a 1 hora), o check-in (para quem não está fazendo escala), despachar malas, fila do raio X e até mesmo fazer um rápido pipi ou comer alguma coisinha.

Traslado de ônibus do aeroporto até o centro da Munique? Econômico e confortável!
Reserve aqui e colabore com o nosso blog sem custos adicionais pra você 😉

Se você vai sair da cidade de trem (na estação central) rumo a outra cidade, calcule estar no trem pelo menos até 30 minutos antes. Aposte em uma reserva de assento, para não ter o stress de buscar lugar livre (ainda mais com malas).

Mas e aí? O que ver em algumas horas em Munique (ou um dia inteiro)?

Vai ficar uma noite em Munique? Confira aqui no blog dicas de hospedagem em Munique por região e categoria 🙂

Antigo centro histórico (Altstadt)

Passar por uma cidade e não visitar o seu centro histórico não faz muito sentido pra mim, por isso, este passeio, sendo feito rápido ou detalhadamente, está na lista do must do em seu roteiro em Munique.

Comece o passeio pela praça Karlsplatz-Stachus, onde tem um dos portais medievais conservados na cidade, o Karlstor (portal de Carlos). De lá você vai avistar o belíssimo Palácio da Justiça, uma bela construção do final do século XIX.

Siga pelas tradicionais ruas Neuhauser e Kaufinger, onde se encontra o maior comércio de rua da cidade. Ao longo dela há restaurantes, cafés e igrejas, como a igreja de S. Miguel (St. Michaelkirche), que merece uma paradinha. É o maior templo jesuíta da Baviera e onde está o corpo do famoso rei Luis II (responsável pela construção de diversos castelos na Baviera, inclusive o Neuschwanstein).

Mais adiante você irá se deparar com mais uma igreja, de torres altas e cúpulas esverdeadas, um dos grandes símbolos da cidade – a Frauenkirche (igreja das mulheres). Visite o seu interior e não deixe de observar os seus vitrais.

Frauenkirche-Roteiro-Munique

A próxima atração encontra-se a alguns metros adiante e é sem dúvida o principal cartão postal da cidade, a praça Marienplatz (praça da Maria), a mais antiga da cidade. Nela fica a bela construção neo-gótica que é a sede da prefeitura de Munique, o Neues Rathaus. Diariamente às 11 h e ao meio dia há um espetáculo na sua torre principal – o Glockenspiel, um conjunto de sinos que tocam e bonecos que se movem durante a música, representando momentos na história da cidade. Dura cerca de 10 minutos. No verão é possível assisti-lo às 17h também.

E nos arredores da praça mais antiga também fica a igreja mais antiga: a igreja de S. Pedro (Alter Peter), com destaque para o seu altar barroco e sua torre aberta a visitação, de onde se tem uma das vistas mais bonita na cidade.

Andar bate aquela fome e vontade de provar as tão famosas delícias típicas da Baviera. Aproveite para matar a vontade no Viktualienmarkt (Mercado dos Vitualhas). Além de provar delícias locais, você pode aproveitar para tomar uma cerveja no seu Biergarten (no inverno fica fechado) e comprovar o sabor e qualidade da cerveja alemã garantida pela lei da pureza da cerveja (Reinheitsgebot), exposta no enorme maestro nas cores azul e branca na praça onde fica o mercado (chamado Maibaum, em português, árvore de maio).

Volte em direção a Marienplatz, atravessando a construção da antiga prefeitura (Altes Rathaus) e siga pela rua Dienerstraße até o fim. Você irá passar por um gramado chamado Marienhof, por um prédio de fachada amarela, que é o tradicional café Dallmayr e por fim estará na praça Max-Joseph, esquina com umas das ruas mais tradicionais de Munique, a rua Maximillian. Você irá notar as boutiques e restaurantes mais chiques ao seu redor. O grande destaque da praça é a bela Ópera da Baviera (Nationaltheater) e o palácio real Münchner Residenz, onde residiram diversas gerações da família real do antigo império da Baviera.

Opera-Roteiro-Munique

Seguindo a rua Residenz, você estará na praça Odeonsplatz, marcada pela tentativa de golpe de estado de Hitler em 1923 (Hitler Putsch). Nesta praça termina o antigo centro histórico da cidade e é notável, observando as construções, uma grande mudança urbanística na cidade: ruas mais largas e o estilo de construção do século XVIII. Destaque na praça o belíssimo monumento Feldherrnhalle (Pórtico dos Marechais) e a igreja dos Teatinos (Theatinerkirche).

Odeonsplatz-Roteiro-Munique

Para este passeio a pé no centro histórico, considerando eventuais paradas (para um café, ir ao banheiro, fotos, etc), você precisa de pelo menos 3 horas.

Se você optar em fazer uma paradinha para almoço, há diversas opções nesta região. Como vir a Munique e não incluir a tradicional cervejaria Hofbräuhaus no seu roteiro é quase um crime, aproveite para conhecê-la e almoce por lá.

Jardim da corte Hofgarten, surf no Eisbach e esticadinha no jardim Inglês

Se você conseguir fazer esta primeira parte da programação do dia até a hora do almoço e precise ainda embarcar neste dia (de noite, no caso), ainda pode curtir mais duas atrações nesta mesma região.

Hofgarten-Roteiro-Munique

A primeira é o belíssimo jardim da corte, o Hofgarten, que fica nos fundos do palácio Residenz. A entrada é gratuita. De lá você pode seguir para um ponto bem exótico na cidade, onde acontece, em todas as estações do ano, a prática de surf em um canal artificial no meio da cidade, o Eisbach. Pelo caminho entre estas duas atrações, você passará por belas construções, como a Chancelaria da Baviera e a casa da cultura e arte (Haus der Kunst), avistando de longe o obelisco com a estátua do anjo da paz (Friendensengel).

Não precisando embarcar neste dia e o tempo estando agradável, dê uma esticadinha até o Englischer Garten (jardim inglês), o maior parque urbano do mundo e curta o fim de tarde no Biergarten do Chinesischer Turm (torre chinesa).

EGarten-Roteiro-Munique

Caso você embarque apenas no dia seguinte, ainda há mais outras opções de atrações que você pode combinar no seu roteiro na parte da tarde.

Palácio real Münchner Residenz

Esta opção é a mais prática, pois não envolve grandes deslocamentos, você já estará no centro da cidade, logo nao precisará pegar qualquer tipo de transporte. Quando me perguntam: tenho pouco tempo na cidade e quero visitar um museu, qual devo visitar? Esta é a minha resposta, o Residenz.

Residenz-Roteiro-Munique

Mundo e museu BMW

Mix de modernidade, arquitetura e história, é um excelente passeio para o seu roteiro não apenas para o público masculino como muitos pensam. Para chegar até lá, você precisará usar o metrô (U-Bahn) linha U3, descendo na estação Olympiazentrum.

BMW-Roteiro-Munique

Parque olímpico e mundo BMW

Se você quer ver apenas o mundo BMW – BMW Welt, o showroom da marca, com os atuais modelos e novidades da marca, nao visitando o museu, você pode combinar o passeio com uma visita ao parque Olímpico (Olympiapark). É lá que fica o ponto mais alto de visitação da cidade, a torre olímpica (Olympiaturm), além de uma imensa área verde e as instalações utilizadas nos jogos de 1972.

Olympiapark-Roteiro-Munique

Estádio Allianz Arena

Para quem quer apenas tirar foto do lado de fora do estádio e ir na loja do FC Bayern, dá para encaixar no roteiro. Mas para quem quer fazer os tours oferecidos pelo estádio, precisa ficar atento aos horários disponíveis e o ideal é reservar antes. Certamente você terá que enxugar o passeio no centro histórico. Para chegar ao estádio, você precisará usar o metrô (U-Bahn) linha U6, descendo na estação Fröttmaning. Para você ter noção de tempo, da praça Marienplatz até o estádio (metrô + caminhada) são cerca de 45 minutos.

Arena-Roteiro-Munique

Estas são as nossas sugestões de passeios na cidade para um roteiro de um dia 😉

Confira também aqui no blog 😉

Dicas de Munique: tudo que você precisa saber para visitar a cidade

Dicas do que não fazer em Munique

Viagem para Alemanha: o que trazer para o ano todo 

Planeje a sua viagem conosco!

O blog Destino Munique faz parte de programas de afiliados e usando os links a seguir, você coopera conosco SEM nenhum custo adicional na sua viagem, conseguindo ótimos preços e até mesmo descontos.

Hospedagem em Munique: reserve no Booking.com e aproveite as melhores ofertas de preços!

Seguro Viagem: garanta 5% de desconto na Seguros Promo usando o código DESTINOMUNIQUE5. Lembre-se: seguro viagem é OBRIGATÓRIO na Europa!

Aluguel de carro: alugue o seu carro na Rentcars garantindo as melhores formas de pagamento do mercado!

Chip de internet: fique sempre online com a Viaje Conectado, com uma cobertura excelente em toda Europa.

Tickets antecipados para atrações: Através da GetYourGuide você garante visitar as principais atrações no dia desejado na sua viagem, sem perder tempo com filas, além de passeios exclusivos.

Um beijo, Camilian


Saiba mais
Oktoberfest, Munique, Alemanha, Oficial, Dicas

Oktoberfest 2025: dicas e dúvidas comuns sobre como funciona a festa

Rota Romântica, Alemanha, Baviera, Dicas

Rota Romântica na Alemanha: dicas essenciais

Onde ficar em Munique, Hospedagem em Munique, Hotéis em Munique

Onde ficar em Munique: lista de hotéis recomendados e bem localizados

Dicas de Munique com crianças, Munique com bebês, Alemanha, atrações

10 dicas de programas em Munique com crianças

Dicas de Munique, Alemanha, Guia brasileira em Munique

Dicas de Munique: tudo que você precisa saber para visitar a cidade

Tour guiado em português, Destino Munique, Zugspitze

Bate-volta ao Zugspitze: o ponto mais alto da Alemanha


Comentários

Mirian

05/03/2023

Boa tarde.
Estarei em munique em maio, vcs fazem só passeio privado? Seria somente eu e meu marido, portanto não ligo se tiver outros casais. Vamos estar em munique de 21 a 26/05. Qual o preço do passeio, ou dos passeios que vcs fazem. Aguardo,

Mirian

Alberto

01/05/2019

Boa noite.
Me chamo Alberto. Minha esposa e eu estaremos em Salzburg de 23 a 28 de junho de 2019. Pensamos em fazer passeio de 1 dia a Munique para conhecer/visitar alguns pontos turísticos. Pergunto se é possível um tour guiado aos principais pontos, tempo estimado, preço. No caso, o deslocamento até Munique será feito em trem, de sorte que o ponto de encontro poderia ser na estação de destino, caso possível. Peço informações e sugestões. Muito obrigado. Alberto.

    Destino Munique

    06/05/2019

    Olá Alberto, tudo bom?
    É possível sim, pedimos por gentileza que entre em contato através do nosso e-mail [email protected] que enviaremos todas as informações 😉
    Obrigada

Gilmar Silveira

28/01/2018

Parabéns pelo seu blog!

Eu, minha esposa e minha filha de 06 anos estaremos em Munique entre os dias 19 e 23/02.

Você sugere estadia na Legoland? Vale a pena?

Quais outras opções você sugere para um roteiro família com criança?

    Destino Munique

    30/01/2018

    Olá Gilmar, muito obrigada! 😉
    A Legoland é bem bacana, porém ela está fechada neste período (não funciona no inverno, abrirá novamente neste ano no dia 24 de março).
    Em Munique tem o zoológico, Sea Life, locais para patinar no gelo, Mundo BMW, museu da Ciência e Tecnologia, dentre outros 😉

Elizangela

04/12/2017

Adorei seu blog..
Vou está hospedado em Salzburg vou tirar 1 dia para ir a Munique, vale apena ir no domingo?
Vou mesmo para relaxar e passear um pouco não curto muito museus, vir que o mercado principal fecha no domingo.

    Destino Munique

    05/12/2017

    Olá Elizangela,
    Vale a pena sim 😉
    Realmente o mercado dos Vitualhas está fechado, mas vale a pena um passeio no centro histórico da cidade.
    Desejando um passeio privativo guiado, só nos escrever 😉